LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PUBLICADOS ENTRE O FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX: ideais republicanos educacionais e concepções de saber escolar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38221Resumo
A discussão apresentada busca contribuir com os estudos acerca da constituição da disciplina escolar Geografia no cenário brasileiro, sob uma perspectiva histórica, tomando o livro didático como principal fonte de pesquisa. Os estudos sob esta perspectiva têm priorizado um olhar diferenciado sobre as fontes e as produções históricas, oportunizando, em sua diversidade teórico-metodológica, enveredar pelos meandros traçados pelo ensino da Geografia ao longo da sua trajetória. Ao estudarmos as últimas décadas do século XIX e início do século XX, percebemos que, no período, já se estabelecia um debate a respeito de importantes reformas para o ensino dessa disciplina sob os pressupostos de uma Geografia escolar de base científica e moderna, sobretudo, a partir do método intuitivo por meio das lições de coisas. Contudo, nossas análises apontam para a existência de uma prática de ensino de geografia pautada por um movimento de mudanças e permanências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-02-25
Edição
Seção
Artigos