O SIG NA ANÁLISE ESPACIAL DA EPIDEMIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE JANIÓPOLIS/PR EM 2013

Autores

  • Paulo Dioni Juventino Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis - PR.
  • Ana Paula Colavite Professora Adjunta - Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão.
  • Sandra Carbonera Yokoo Professora - Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2019v13n2.44613

Palavras-chave:

Aedes aegypti. QGis. Epidemia. Cartografia Temática. Distribuição Espaço-Temporal.

Resumo

A dengue é considerada um problema de saúde pública mundial e acomete principalmente a população que vive em países de clima tropical e subtropical, especialmente naqueles em desenvolvimento. Para compreender a propagação da doença no espaço urbano é necessário analisar a evolução temporal de sua disseminação. Os Sistemas de Informação Geográfica oferecem o ferramental necessário para esta espacialização e, consequentemente, auxiliam na interpretação das variáveis associadas. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo realizar análise da distribuição espacial dos casos de dengue, por intermédio do uso do SIG – Sistema de Informação Geográfica, na área urbana do município de Janiópolis/PR no ano de 2013, quando foi registrada a primeira epidemia local. Os dados referentes aos casos notificados e confirmados foram coletados nas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Os endereços dos casos confirmados foram georreferenciados no Google Earth e as informações foram exportadas e sistematizadas no QGis, onde foram confeccionados mapas com a distribuição espaço-temporal dos casos. A doença se disseminou pelo espaço urbano em 2013, com padrão relacionado às ações de controle, expandindo-se por todo o espaço urbano, levando ao bloqueio total da cidade na sétima semana epidêmica. Considera-se que o modelo de controle da disseminação da dengue no espaço urbano foi ineficiente e que os padrões de bloqueio adotados não conseguiram conter a dispersão do mosquito e consequentemente evitar a epidemia no município pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Dioni Juventino, Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis - PR.

Licenciado em Geografia (Unespar 2017). Bacharel em Geografia (Unespar, 2018).

Ana Paula Colavite, Professora Adjunta - Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão.

Graduada em Tecnologia Ambiental (CEFET - 2004). Mestre em Geografia (UEL - 2006). Doutora em Geografia (UEM - 2013). Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Unespar - Campus de Campo Mourão. Editora da Revista Geomae. Coordenadora da Pós Graduação em Geografia, Meio Ambiente e Ensino.

Sandra Carbonera Yokoo, Professora - Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão.

Graduada em Geografia (Unespar - 2005). Mestre em Geografia (UEM - 2007). Doutora em Geografia (UEM - 2017). Vice-coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Unespar - Campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Edição

Seção

Artigos