UM OLHAR GEOGRÁFICO A PARTIR DA HORTA ESCOLAR: EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E SOBERANIA ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2020v14n2.54281Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir os resultados do projeto de extensão universitária desenvolvido entre a Universidade Federal de Goiás e estudantes do ensino fundamental II do Colégio Estadual Professora Vandy de Castro Carneiro, localizado na cidade de Goiânia - GO. Pautados em Paulo Freire, trazemos a perspectiva de comunicação popular, fortalecendo o diálogo-ação entre a Universidade e a sociedade. A ação esteve voltada para a educação socioambiental a partir de um olhar geográfico. Frente a isso, sempre relacionando as escalas global-local, trazemos a horta escolar agroecológica enquanto estratégia de ensino-aprendizagem por meio da integração teoria-prática e de sequências didáticas que abordassem conteúdos da geografia agrária, tais como: conscientização do consumo de alimentos; defesa da sociobiodiversidade e saberes tradicionais; estrutura e manejo dos solos; entre outros. Dentre as atividades realizadas para propiciar a formação teórica, bem como as discussões, destacam-se: roda de conversa com temas geradores; dinâmica sobre a temática da biodiversidade; oficina de horta vertical e de compostagem; oficina de solo na escola; organização de instalação pedagógica voltada a essa temática, na Feira de Ciências da escola; trabalho de campo em outras experiências de agricultura urbana agroecológica, além da construção da horta escolar. Desta forma, o objetivo central esteve circunscrito às trocas de saberes e conhecimentos sobre as diferentes formas de produção agrícola, sua evolução, bem como temáticas relacionadas à agroecologia e soberania alimentar, no intuito de valorizar a agricultura familiar como a maior responsável pela produção dos alimentos que chegam às nossas mesas, adepta a sustentabilidade ambiental e mantenedora da cultura popular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-18
Edição
Seção
Artigos