COMPARTILHANDO SABERES: GEOGRAFIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

Autores

  • Ana Melissa Morais Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Myrna Lorena Lima Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Angélica Maria da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2020v14n2.54347

Resumo

Com base na demanda de uma escola do campo localizada num assentamento de reforma agrária e vinculada politicamente ao MST, criou-se em 2016 um componente curricular e um projeto de extensão com a temática Geografia e Práticas Pedagógicas para educação do/no campo, no curso Geografia da Universidade Federal do Ceará. A disciplina e o projeto objetivam fortalecer a educação do e no campo e estreitar a relação Universidade-campo-movimentos sociais através da extensão, com oficinas de formação continuada em escolas de ensino básico do/no campo. As atividades na disciplina são diversificadas com leituras dos textos, rodas de conversas com representantes dos movimentos sociais e pesquisadores da temática e planejamento das oficinas com aplicação durante a extensão mediante o trabalho de campo. Realizou-se atividades em diferentes territórios vinculados a movimentos sociais do campo no Ceará. Este trabalho dará enfoque à prática de 2018, realizada na Escola Joaquim Ribeiro dos Santos, localizada na Comunidade Quilombola Encantados do Bom Jardim e Lagoa das Pedras, em Tamboril - Ceará, e, especificamente à oficina Discutindo Gênero, da qual participaram as autoras. Foram utilizadas múltiplas linguagens e dinâmicas para discutir as teorias de gênero e suas questões, relacionando-as ao espaço escolar e às vivências dos sujeitos, na tentativa de compreender a reprodução de papéis de opressão e estabelecer possíveis práticas pedagógicas contra hegemônicas. Os resultados das atividades reforçam a importância da construção de uma educação dialógica. No atual cenário, é essencial a Universidade estar próxima do campo, dos movimentos populares e espaços de resistência contra hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Melissa Morais Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura em Geografia pela UFC (2019). Pesquisa sobre Educação e Mercantilização do Ensino. Integra o Laboratório de Estudos Agrários, Territoriais e Educacionais (LEATE/UFC).

Myrna Lorena Lima Ramos, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura em Geografia pela UFC (2018) e atualmente é estudante de Mestrado em Geografia pela mesma instituição na linha de pesquisa Natureza, Campo e Cidade no Semiárido. Integra o Laboratório de Estudos Agrários, Territoriais e Educacionais (LEATE/UFC)

Angélica Maria da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Geografia na modalidade bacharelado. Vinculada Laboratório de Estudos Agrários Territoriais e Educacionais (LEATE), suas pesquisas estão vinculadas aos povos e comunidades tradicionais com ênfase nos povos ciganos.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

Artigos