O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LUTA EM DEFESA DO TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE FEITA A PARTIR DA CASA FAMILIAR RURAL PADRE SERGIO TONETTO NO MUNICÍPIO DE MOJU - PARÁ

Autores

  • Dayane Érica Cardoso Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2020v14n2.54748

Resumo

A luta por educação de qualidade na Amazônia perpassa gerações, onde ao longo do tempo a disputa pela terra e a garantia de se reproduzir socialmente, economicamente e culturalmente na terra tem se intensificado, desta forma, cabe ressaltar que durante este período marcado pela resistência das comunidades tradicionais, houveram conquistas de mecanismos capazes de atender estas comunidades de acordo com as suas especificidade. Dentre estas, destaca-se a educação do campo, delineada a partir da teoria de Paulo Freire e que concebe o aluno como protagonista na construção de metodologias e práticas do seu ensino, pautando o respeito ao conhecimento produzido culturalmente, fomentando uma observação aprofundada para o que chamamos de conhecimento empírico e como a sua valorização no ambiente escolar pode ser um fator relevante no que diz respeito a formação política do aluno, assim como um elo entre comunidade e escola, posteriormente podendo refletir na permanência do aluno na escola. Desta forma o presente artigo tem como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem de Geografia na escola Casa Familiar Rural Padre Sergio Tonetto, localizada na área rural do município de Moju-Pará.

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos