PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETES GEOGRÁFICAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2022v16n2.63474Resumo
Registrar o espaço através de representações, é uma forma de registrar o conhecimento e passá-lo adiante, o que nos primórdios da evolução humana teve uma importância vital. Com o desenvolvimento das ciências, a cartografia ganha um papel de destaque, fundamental no desenvolvimento da geografia, passando por várias escolas com abordagens teóricas e metodológicas diferenciadas. No contexto do surgimento e desenvolvimento da geografia crítica, passa-se a negligenciar a cartografia em detrimento das questões sociais, o que de certa forma representa um enfraquecimento para ambas, especialmente para a Geografia escolar pois, como se pode tratar de conteúdos relacionados a espaços distantes e abstratos a realidade dos estudantes sem o uso das representações? Como se pode ter alunos com a capacidade de ler mapas assim como a de representar o espaço geográfico? A resposta é complexa, mas se pode afirmar que estes alunos terão dificuldades maiores em compreender os conteúdos por não possuírem compreensão aprofundada das representações cartográficas. Por isso se faz necessário buscar um ajuste entre a academia e o meio escolar, assim como entre a formação dos geógrafos professores com os seus alunos nas instituições de ensino básico, fazendo dessa forma um resgate dentro da ciência geográfica. Para isso no desenvolvimento dessa pesquisa buscou-se gerar uma possibilidade metodológica para a retomada da cartografia junto a geografia, para tanto foram desenvolvidas técnicas para a elaboração e confecção de maquetes geográficas para serem utilizadas como material didático para as aulas de geografia e cartografia, além de poderem ser confeccionadas juntamente com os alunos, pois, por meio das etapas de elaboração e confecção, os alunos podem aprender simultaneamente cartografia e geografia. A sistematização das etapas de confecção foi ordenada de maneira simplificada em um passo a passo e de forma artesanal, para que todos tenham condições de fazer as próprias maquetes de acordo com suas necessidades e finalidades. Se tem então como resultados, a sistematização das técnicas para representação de parcelas do espaço geográfico através de maquetes.