Este trabalho versa sobre o uso de recursos naturais e os conflitos socioambientais derivado desse processo, em território quilombola, no município de Salvaterra, localizado na ilha de Marajó. O estudo faz parte do esforço necessário para conhecer as especificidades territoriais quilombolas da ilha de Marajó, cujo objetivo maior é estimular ações públicas diante das demandas dos sujeitos que historicamente constroem esses territórios. O trabalho foi realizado por uma equipe de pesquisadores que se deslocaram em diversas atividades de campo e utilizaram a cartografia participativa como um dos principais instrumentos metodológicos de observação, interação, debates, empoderamento e análise da realidade encontrada. Seus principais resultados foram a construção da cartografia participativa, o retorno impresso dessa cartografia, hoje disponível, por meio da escola local, um documento que a todo momento pode ser utilizado pelos seus membros, face as lutas constantes para a manutenção dos seus territórios frente aos fazendeiros que pressionam constantemente os seus territórios.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Daniel Araújo Sombra Soares, Universidade Federal do Pará / Pesquisador
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com graduação sanduíche pela Michigan State University (MSU - Lansing-MI, EUA). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (POSGEO/UFF). Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO/UFPA). Geógrafo (Nível E, Classe 2) e pesquisador no Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), onde coordena o Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC/NUMA/UFPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Atua nos seguintes grupos de pesquisa: LUTTE (IFCH/UFPA); LEST (NUMA/UFPA); GPSA (NUMA/UFPA); GEDAF (NUMA/UFPA); GPAC (NUMA/UFPA); TAUÃ (NUMA/UFPA) e, GAAGPAM (NUMA/UFPA). Possui experiência nos temas: zoneamento econômico-ecológico; zoneamento agroecológico; regionalização; análise ambiental; governança ambiental; gestão ambiental; conflitos socioambientais; geografia agrária; geografia econômica; cartografia participativa; geoprocessamento; e geotecnologias
Direitos Autorais para artigos publicados na revista OKARA: Geografia em Debate são do autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. O trabalho publicado será considerado colaboração não remunerada, uma vez que OKARA: Geografia em Debate tem caráter de divulgação acadêmica e científica, não comercial. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, sempre que citada a fonte.