EMPREENDEDORISMO DE MULHERES ARTESÃS: caminhos entre o capital social e a autogestão

Autores

  • Patricia Morais Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Maristela Oliveira de Andrade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36214

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debater o papel da mulher artesã no contexto do empreendedorismo feminino, tendo em vista que ela está se posicionando, cada vez mais, no mercado de trabalho com a abertura de seu próprio negócio, seja individual ou de forma coletiva, como acontece nas associações e cooperativas de artesãs, agricultoras, entre outras. Busca-se entender o empreendedorismo feminino sob a perspectiva dos conceitos de capital social, participação e autogestão, tomando como base a experiência do trabalho desenvolvido pelas mulheres artesãs que integram a Associação Mãos que se Ajudam, no município de Lucena/PB. A metodologia de trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica e de observação participante, assim como na realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários junto aos membros da Associação (presidente, cocadeiras e artesãs da fibra do coco). Também foram entrevistados gestores públicos, participantes diretos do processo constitutivo da referida Associação. Por fim, verificou-se que o empreendedorismo feminino pesquisado resultou em participação e acúmulo de capital social das artesãs na esfera produtiva da cocada, porém, na esfera da autogestão, os resultados se mostraram insatisfatórios. A baixa escolaridade das mulheres, assim como a experiência anterior delas no mundo do trabalho, circunscrita às atividades domésticas seriam fatores a dificultarem a compreensão do papel de empreendedoras. A inserção das mulheres na Associação, em busca de uma fonte de renda, favoreceu uma identificação com o trabalho assalariado e está, portanto, distante da concretização dos objetivos da autogestão. Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino.Capital Social. Participação. Autogestão.

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Biografia do Autor

Patricia Morais Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

CCTA - Centro de Comunicação, Turismo e Artes

DECOM - Departamento de Comunicação

Área: Relações Públicas

Maristela Oliveira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

CCHLA - Departamento de Ciências Sociais

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Publicado

07.03.2018

Como Citar

Azevedo, P. M., & Andrade, M. O. de. (2018). EMPREENDEDORISMO DE MULHERES ARTESÃS: caminhos entre o capital social e a autogestão. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(47), 173–189. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36214