CORPOS PRECÁRIOS: apontamentos para a relação entre corpo e cidade

Autores

  • Simone Frangella Universidade de Lisboa
  • Taniele Rui Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36734

Resumo

O presente artigo parte da inter-relação analítica entre corpo e mundo social para se debruçar sobre a articulação entre o corpo e a cidade, duas dimensões materiais, geográficas, sociais e políticas que se perpassam e se influenciam como territórios físicos e culturais de produção e enunciação de processos sociais e políticos. Enfocando, sobretudo, as vidas e os corpos das pessoas que vivem ou trabalham em situação precária nas ruas, pontuamos que a produção e a reprodução da vida diária têm o espaço físico e as redefinições contínuas sofridas por ele como sua base e condição cotidiana de existência. Nesse sentido, o corpo aparece não apenas como presença imagética e material ou como metáfora de projetos urbanos, mas como uma experiência concreta, múltipla e influente na própria constituição da cidade. Nessa relação específica de escala entre corpo e cidade, portanto, a condição de precariedade aparece como fundamental, pondo a nu e de forma conflitiva como as condições socioeconômicas, bem como as imposições do poder urbanístico sobre determinados sujeitos, vão moldando corpos abjetos resistentes e tendo paisagens urbanas redesenhadas. Palavras-Chave: Corporalidade. Habitantes de rua. Espaço urbano. Teoria Antropológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Frangella, Universidade de Lisboa

Pesquisadora de pós-doutoramento do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa e autora do livro "Corpos urbanos errantes: uma etnografia da corporalidade de moradores de rua em São Paulo" (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2010)

Taniele Rui, Unicamp

Professora do Departamento de Antropologia da Unicamp e autora do livro "Nas tramas do crack: uma etnografia da abjeção" (Ed. 3o Nome/Fapesp, 2014).

Downloads

Publicado

07.03.2018

Como Citar

Frangella, S., & Rui, T. (2018). CORPOS PRECÁRIOS: apontamentos para a relação entre corpo e cidade. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(47), 23–38. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36734

Edição

Seção

Nº 47 - O CORPO NA PESQUISA SOCIAL