Educação Integral: Os Desafios Para A Construção De Uma Base Sólida Na Promoção Do Acesso Ao Trabalho E Ao Desenvolvimento Integral No Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589Palavras-chave:
Educação integral;, Trabalho;, Desenvolvimento integralResumo
A presente reflexão procura verificar a existência de uma relação direta entre educação e empregabilidade, se a educação para o trabalho produz desenvolvimento, e que tipo de desenvolvimento e, por fim, se o modelo de educação adotado pelo Brasil, e defendido por organizações internacionais, é efetivo para a promoção do desenvolvimento integral. O trabalho apresenta dados estatísticos com base em instrumentos nacionais e internacionais que demonstram a correlação entre educação, trabalho e desenvolvimento, e como mudanças decorrentes das necessidades sociais e do mercado de trabalho demandam mudança no conceito e nos objetivos da educação. Recorrendo-se a uma pesquisa de base bibliográfica e exploratória, conclui pela importância fundamental da educação para o trabalho e para o desenvolvimento integral, mas destaca que o desafio para transformação de uma educação instrumental em uma educação integral, fundada na necessidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, ainda são significativos.
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