Integral Education: The Challenges For Building A Solid Base In Promoting Access To Work And Integral Development In Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589

Keywords:

Integral education;, Labor;, Integral Development

Abstract

The present reflection, based on a bibliographic and exploratory research, seeks to verify the existence of a direct relationship between education and employability, if education for labor produces development, and what kind of development and, finally, if the model of Education adopted by Brazil, and advocated by international organizations, is effective to promote the integral development. This paper presents statistical data based on national and international instruments that demonstrate the correlation between education, labor and development, and how changes resulting from social and labor market needs require changes in the concept and objectives of education. It concludes by the fundamental importance of education for labor and for integral development, but stresses that the challenge to transform instrumental education into integral education, based on the need to learn to know, learn to do, learn to live together and learn to be, are still significant.

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Author Biographies

Rodrigo Vitor, UFPB

Professor de graduação no curso de Direito da UFERSA (regime de dedicação exclusiva), doutorando em ciências jurídicas pela UFPB, mestre e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e formado em Direito pela Universidade Potiguar. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista e especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área jurídica, atuando como advogado e professor de Direito e também nas áreas de Geração e Transmissão de energia elétrica, com ênfase na gestão de operação e manutenção de parques eólicos, planejamento da operação de sistema elétrico de potência, manutenção de usinas hidráulicas, termoelétricas e subestações do SEP, em auditoria e implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14.001) e de Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18.001) e como facilitador de grupos de estudo de RCM-2 (Manutenção Centrada na Confiabilidade). 

Robson Antão de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas - UFPB. Docente Permanente do Programa e Vice Coordenador do PMPG. Pós-doutorado em Direito, na Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra -Portugal (2006),Doutorado em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestre e graduado em Ciências Jurídicas, pela UFPB (2002/1991), Especialização em Bioética, pela Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais (2010). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela UFPB (1991). Graduado em Fisioterapia pela FACENE (2021). Primeiro Coordenador do Curso de Direito Santa Rita da UFPB. 2009-2012. Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas - UFPB. 2013-2017. Vice-Presidente do Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB (IPE-UFPB). Vice Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB (CCS-UFPB). Líder dos Grupos de Pesquisa da UFPB Análise de Estruturas de Violência e Direito - UFPB e BIOTECNOLOGIA, BIODIREITO E MEIO AMBIENTE EM DIREITOS HUMANOS - UFPB.Pesquisador vinculada ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais-GIEPERS/UFPB e ao Grupo de Pesquisa Realismo Jurídico - UFPB. Professor Visitante da Faculdade de Direito, da Universidade Eduardo Mondlane-Maputo-Moçambique. Membro Colaborador da Unidade de Investigação do CHRC (Comprehensive Health Research Centre) da Faculdade de Ciências Médicas-Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Avaliador de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação, junto ao MEC. Tem experiência no Ensino, Pesquisa e Extensão, na área de Direito e Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: biotecnologia, biodireito, direitos humanos, direito civil, direito de família, direito sanitário,direito da comunicação, Bioética em Gerontologia.

Published

2022-04-07

How to Cite

VITOR, R.; ROBSON ANTÃO DE MEDEIROS. Integral Education: The Challenges For Building A Solid Base In Promoting Access To Work And Integral Development In Brazil. Prim@ Facie - Law, History and Politics, [S. l.], v. 21, n. 46, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/55589. Acesso em: 19 may. 2024.