EDUCACIÓN INTEGRAL: LOS DESAFÍOS PARA CONSTRUIR UNA BASE SÓLIDA EN PROMOVER EL ACCESO AL LABOR Y EL DESARROLLO INTEGRAL EN BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589

Palabras clave:

educación integral, Labor, Desarrollo integral

Resumen

La presente reflexión, a partir de una investigación bibliográfica y exploratoria, busca verificar la existencia de una relación directa entre educación y empleabilidad, si la educación para el labor produce desarrollo, y qué tipo de desarrollo y, finalmente, si el modelo de educación adoptado por Brasil y defendido por organismos internacionales, es eficaz para promover el desarrollo integral. El trabajo presenta datos estadísticos basados ​​en instrumentos nacionales e internacionales que demuestran la correlación entre educación, labor y desarrollo, y cómo los cambios derivados de las necesidades sociales y del mercado laboral demandan cambios en el concepto y objetivos de la educación. Concluye por la importancia fundamental de la educación para el labor y el desarrollo integral, pero destaca que el desafío de transformar la educación instrumental en educación integral, fundamentado en la necesidad de aprender a conocer, aprender a hacer, aprender a convivir y aprender a ser, siguen siendo importantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Vitor, UFPB

Professor de graduação no curso de Direito da UFERSA (regime de dedicação exclusiva), doutorando em ciências jurídicas pela UFPB, mestre e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e formado em Direito pela Universidade Potiguar. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista e especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área jurídica, atuando como advogado e professor de Direito e também nas áreas de Geração e Transmissão de energia elétrica, com ênfase na gestão de operação e manutenção de parques eólicos, planejamento da operação de sistema elétrico de potência, manutenção de usinas hidráulicas, termoelétricas e subestações do SEP, em auditoria e implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14.001) e de Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18.001) e como facilitador de grupos de estudo de RCM-2 (Manutenção Centrada na Confiabilidade). 

Robson Antão de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas - UFPB. Docente Permanente do Programa e Vice Coordenador do PMPG. Pós-doutorado em Direito, na Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra -Portugal (2006),Doutorado em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestre e graduado em Ciências Jurídicas, pela UFPB (2002/1991), Especialização em Bioética, pela Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais (2010). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela UFPB (1991). Graduado em Fisioterapia pela FACENE (2021). Primeiro Coordenador do Curso de Direito Santa Rita da UFPB. 2009-2012. Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas - UFPB. 2013-2017. Vice-Presidente do Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB (IPE-UFPB). Vice Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB (CCS-UFPB). Líder dos Grupos de Pesquisa da UFPB Análise de Estruturas de Violência e Direito - UFPB e BIOTECNOLOGIA, BIODIREITO E MEIO AMBIENTE EM DIREITOS HUMANOS - UFPB.Pesquisador vinculada ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais-GIEPERS/UFPB e ao Grupo de Pesquisa Realismo Jurídico - UFPB. Professor Visitante da Faculdade de Direito, da Universidade Eduardo Mondlane-Maputo-Moçambique. Membro Colaborador da Unidade de Investigação do CHRC (Comprehensive Health Research Centre) da Faculdade de Ciências Médicas-Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Avaliador de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação, junto ao MEC. Tem experiência no Ensino, Pesquisa e Extensão, na área de Direito e Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: biotecnologia, biodireito, direitos humanos, direito civil, direito de família, direito sanitário,direito da comunicação, Bioética em Gerontologia.

Publicado

2022-04-07

Cómo citar

VITOR, R.; ROBSON ANTÃO DE MEDEIROS. EDUCACIÓN INTEGRAL: LOS DESAFÍOS PARA CONSTRUIR UNA BASE SÓLIDA EN PROMOVER EL ACCESO AL LABOR Y EL DESARROLLO INTEGRAL EN BRASIL. Prim Facie, [S. l.], v. 21, n. 46, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n46.55589. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/55589. Acesso em: 22 dic. 2024.