METODOLOGIA ATIVA: POSSÍVEL INSTRUMENTO PARA UM ENSINO JURÍDICO VOLTADO À INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.35669Keywords:
Ensino Jurídico, Metodologia Ativa, Inclusão Social, Estado Democrático de Direito.Abstract
Um dos reflexos da crise do Direito revelada pela falta de superação do paradigma jurídico positivista de índole liberal individualista é a crise instalada nos cursos de Direito. Diante da necessidade de seu aperfeiçoamento com vistas à superação das influências positivistas, o presente trabalho busca tecer reflexões acerca da metodologia ativa partindo-se da hipótese de que, inserida nas faculdades de Direito, pode contribuir para a evolução do ensino. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, se desenvolveu com base no método hipotético-dedutivo e a partir de revisões bibliográficas a respeito do tema. Foi possível concluir que o enriquecimento didático dos cursos de Direito mediante metodologias ativas pode auxiliar o processo de inclusão social pelos futuros operadores do Direito, uma vez que, por meio delas os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais que circundam as diversas questões da realidade tornam-se mais visíveis, favorecendo, assim, iniciativas e posturas que conduzam à sua superação.Downloads
References
C. L. SILVA, Wilton. Direitos Humanos e Educação: desafios e oportunidades. Revista Em tempo, [S.l.], v. 2, mar. 2009. ISSN 1984-7858. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/83>. Acesso em: 26 jun. 2017.
HENRIQUE, Luís Gustavo Augusto; MELLO, Patrícia Alencar Silva. O Desafio da Educação Libertadora: Uma experiência da busca pelo desenvolvimento do olhar. In: ORSINI, Adriana Goulart de Sena et al. (Org.). III Seminário Nacional sobre ensino jurídico e formação docente [livro eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016. p. 111-122. Disponível em: <https://colgrad.ufmg.br/direito/direito/COLEGIADO-DIREITO/NOTICIAS/Ebook-do-III-Seminario-Nacional-sobre-Ensino-Juridico-e-Formacao-Docente>. Acesso em: 28 jun. 2017.
LEITE, Marcus Vinícius de Freitas Teixeira. Desafios para uma Educação de Autonomia e Criticidade: Matriz curricular e projeto pedagógico. In: ORSINI, Adriana Goulart de Sena et al. (Org.). III Seminário Nacional sobre ensino jurídico e formação docente [livro eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016. p. 123-142. Disponível em: <https://colgrad.ufmg.br/direito/direito/COLEGIADO-DIREITO/NOTICIAS/Ebook-do-III-Seminario-Nacional-sobre-Ensino-Juridico-e-Formacao-Docente>. Acesso em: 28 jun. 2017.
MACHADO, Marta Rodriguez; CUNHA, Pedro; FURCOLIN, Felipe. Como cada um de nós era vários, já era muita gente: um relato de uma experiência coletiva em sala de aula. In: GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina. (Org.). Direito em Debate. Reflexões a partir do 1º Seminário ensino jurídico e formação de docentes. São Paulo: Direito GV, 2013.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MENDES, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro; FERES, Marcos Vinício Chein; SILVA, Alan Rossi. Incipiências Epistemológicas e Metodológicas: uma ciência do Direito em fundamento às associações civis por uma educação atenta ao artigo 205 da Constituição Federal. In: ORSINI, Adriana Goulart de Sena et al. (Org.). III Seminário Nacional sobre ensino jurídico e formação docente [livro eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016. p. 51-79. Disponível em: <https://colgrad.ufmg.br/direito/direito/COLEGIADO-DIREITO/NOTICIAS/Ebook-do-III-Seminario-Nacional-sobre-Ensino-Juridico-e-Formacao-Docente>. Acesso em: 28 jun. 2017.
MÓRAN, José. Mudando a Educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximação jovens. Vol. II. SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres (Org.). Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://uepgfocafoto.wordpress.com>. Acesso em: 29 jun. 2017.
NEVES, Samara Tavares Agapto das. O ensino do direito e a matriz positivista. Revista Em tempo, [S.l.], v. 7, n. 7, mar. 2010. ISSN 1984-7858. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/25>. Acesso em: 26 jun. 2017.
RIBEIRO, Raisa Duarte da Silva; SOUZA, Juliane dos Santos Ramos. A Questão do Ensino/Aprendizagem nos Cursos de Direito do Brasil sob a Perspectiva da relação Docente/Discente: ensaio sobre uma aula perfeita. In: ORSINI, Adriana Goulart de Sena et al. (Org.). III Seminário Nacional sobre ensino jurídico e formação docente [livro eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016. p. 81-92. Disponível em: <https://colgrad.ufmg.br/direito/direito/COLEGIADO-DIREITO/NOTICIAS/Ebook-do-III-Seminario-Nacional-sobre-Ensino-Juridico-e-Formacao-Docente>. Acesso em: 28 jun. 2017.
RIO, Josué Justino do; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. O Ensino Jurídico e a Efetivação do Projeto Pedagógico do Curso de Direito: para uma formação crítica e humanística. São Paulo: Editora Max Limonad, 2016.
SAITO, Michele Toshio. A Ética do Estudante de Direito. Revista Em tempo, [S.l.], v. 10, p. 65-84, dec. 2011. ISSN 1984-7858. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/292>. Acesso em: 26 jun. 2017.
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Ensino Jurídico: demandas contemporâneas. In: MACHADO, Edinilson Donisete; PADILHA, Norma Sueli; NAHAS, Thereza Christina (Coord.). Gramática dos Direitos Fundamentais: a Constituição Federal de 1988 20 anos depois. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2010. p. 191-206.
SILVA, Carlos Roberto da; DIAS, Maria da Graça dos Santos. As Transformações Sociais e o Direito. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.4, n. 2, p. 166-186, 2º quadrimestre de 2009. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/7225/4112>. Acesso em: 28 jun. 2017.
SILVA, Hélcio José. Por um ensino jurídico inclusivo: em diálogo com o pluralismo das
realidades sociais. Revista Argumenta, Jacarezinho, v. 16, p. 303-314, 2012. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/225/224>. Acesso em: 15 jun. 2017.
STRECK, Lênio Luiz. Ensino Jurídico e Pós-graduação no Brasil: das razões pelas quais o direito não é uma racionalidade instrumental. Revista Novos Estudos Jurídicos, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 05-19, jan/abr. 2011. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/3266/2048>. Acesso em: 29 jun. 2017.
STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica e Ensino Jurídico em Terrae Brasilis. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, v. 46, n. 0, p. 25-50, 2007. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/direito/article/view/13495/9508>. Acesso em: 29 jun. 2017.
TOLEDO, Claudia Mansani Queda de. Breves considerações sobre a crise no ensino jurídico,
suas relações com o Estado democrático de direito e o substâncialismo. Revista Argumenta,
Jacarezinho, v. 16, p. 327-335, 2012. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/227/226>. Acesso em: 15 jun. 2017.
WOLKMER, Antônio Carlos. História do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 2004.