O LUGAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Valter Ferreira Rodrigues
  • Maria Dayanny Goncalves
  • Amanayara Raquel de Sousa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41673

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Superior, Licenciatura.

Resumo

O presente texto se baseia no primeiro momento de uma pesquisa que está em desenvolvimento no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e que se destina ao estudo acerca da importância e das contribuições do estudo da Filosofia nos cursos de Licenciatura do CFP, a fim de verificar como a Filosofia colabora na formação dos graduandos, em especial dos futuros professores e professoras da educação básica. Numa primeira vigência (2017-2018), a pesquisa concentrou-se num estudo bibliográfico-documental sobre essa temática e nesse texto traz algumas considerações acerca do papel da universidade na sociedade atual, desde algumas considerações sobre a análise desenvolvida por Boaventura Santos e reflete a importância de considerar no ensino filosófico aquilo que chama de uma Filosofia para não filósofos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, J. A. Relatório de Atividades do Diretor do CFP/UFPB. Cajazeiras-PB, 1984. 52pg.

BRASIL. Casa Civil. Lei N° 10.419, de 9 de abril de 2002. Criação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Brasília,2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10419.htm>. Acesso em: 07 de nov. 2015.

CARVALHO, F. Educação filosófica como resistência: considerações iniciais sobre a pedagogia da imaginação como contraconduta. In ALENCAR, M. V. et al. Filosofar e ensinar a filosofar. São Paulo, ANPOF, 2017.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução Lucia Pereira de Lucena-Guerra; Ana Bustamante. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009.

FILHO, J. A. C. Reestruturação urbana de Cajazeiras-PB influenciada pela implantação e expansão do setor de ensino superior. TCC (Licenciatura em Geografia) Universidades Federal de Campina Grande, Cajazeiras: UFCG, 2015.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma T. Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GALLO, S. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANTOS, B. S.; FILHO, N. A. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. COIMBRA: [s.n.], 2008.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Praxis. 4. ed. Tradução Luiz Fernando Cardoso. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

O ENSINO DE FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE