EFEITOS DE SENTIDO NA CRÔNICA ESCRITA POR UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41572Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar os efeitos de sentido decorrentes das marcas de oralidade que se destacam na crônica produzida por um aluno do ensino fundamental, da 9ª série, de uma escola pública de Aracaju e analisar se e como essas marcas podem favorecer na produção do texto escrito. Tal escolha se deveu ao fato de tratar-se de um gênero narrativo mais acessível ao aluno, uma vez que relata fatos da atualidade e traz aspectos do seu contexto físico e social, aproximando-o mais do cotidiano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento do material bibliográfico, constituição e análise do corpus. O gênero literário crônica foi privilegiado nas aulas de língua portuguesa com o intuito de se perceber a intersecção da oralidade e escrita presente nos textos lidos e analisados, sendo utilizado, posteriormente, no desenvolvimento de estratégias necessárias à formação de um estilo próprio.Downloads
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Publicado
2019-02-18
Como Citar
Andrade, G. D., & Garcia Costa Carvalho, M. L. (2019). EFEITOS DE SENTIDO NA CRÔNICA ESCRITA POR UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROLÍNGUA, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41572
Edição
Seção
Artigos