EFEITOS DE SENTIDO NA CRÔNICA ESCRITA POR UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41572Résumé
Este artigo tem como objetivo verificar os efeitos de sentido decorrentes das marcas de oralidade que se destacam na crônica produzida por um aluno do ensino fundamental, da 9ª série, de uma escola pública de Aracaju e analisar se e como essas marcas podem favorecer na produção do texto escrito. Tal escolha se deveu ao fato de tratar-se de um gênero narrativo mais acessível ao aluno, uma vez que relata fatos da atualidade e traz aspectos do seu contexto físico e social, aproximando-o mais do cotidiano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento do material bibliográfico, constituição e análise do corpus. O gênero literário crônica foi privilegiado nas aulas de língua portuguesa com o intuito de se perceber a intersecção da oralidade e escrita presente nos textos lidos e analisados, sendo utilizado, posteriormente, no desenvolvimento de estratégias necessárias à formação de um estilo próprio.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2019-02-18
Comment citer
Andrade, G. D., & Garcia Costa Carvalho, M. L. (2019). EFEITOS DE SENTIDO NA CRÔNICA ESCRITA POR UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROLÍNGUA, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41572
Numéro
Rubrique
Artigos