ESTUDO DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS PROPOSTOS PELO APOSTILADO DO SISTEMA POSITIVO DE ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO

Authors

  • Sílvio Ribeiro da Silva

Abstract

Neste trabalho, apresento dados de uma pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, cuja análise objetivou identificar que capacidades de leitura são desenvolvidas a partir da abordagem teórico-metodológica dada à leitura e à interpretação de gêneros do discurso pelo apostilado do sistema Positivo para o Ensino Médio. Para a análise dos dados, procedo a uma descrição dos parâmetros teórico-metodológicos apresentados pelo apostilado, bem como à análise das seções nas quais as atividades de leitura e interpretação são apresentadas aos alunos, usando para a sistematização dos dados algumas capacidades colocadas em prática durante o ato de leitura. A análise dos dados indica que, para a construção do conhecimento acerca da leitura e da interpretação de gêneros do discurso, o apostilado apresenta um apego excessivo à prática da compreensão, deixando de lado a prática da interpretação. Nota-se, ainda, a total desarticulação dos eixos de ensino leitura/interpretação, produção oral e escrita e análise linguística. Além disso, os conhecimentos propostos pelo material não permitem que se construa uma reflexão sobre a natureza e o funcionamento da linguagem e, em especial, sobre a língua materna.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Silva, S. R. da. (2012). ESTUDO DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS PROPOSTOS PELO APOSTILADO DO SISTEMA POSITIVO DE ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO. PROLÍNGUA, 6(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/13550

Issue

Section

Artigos