RELAÇÕES TEXTO ESCRITO-IMAGÉTICO EM VERBETES ILUSTRADOS DE UM DICIONÁRIO BILÍNGUE DE INGLÊS

Autores/as

  • Aryanne Christine Oliveira Moreira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lorena Américo Ribeiro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonia Dilamar Araújo Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48702

Resumen

Neste artigo, investigamos relações entre texto e imagem em verbetes ilustrados de um dicionário bilíngue, o Longman Dicionário Escolar para Estudantes Brasileiros Inglês-Português / Português-Inglês (2009). Tomamos como base para nossas análises o modelo teórico de Martinec e Salway (2005) sobre as diferentes possibilidades de relações de status e lógico-semânticas que podem ocorrer entre texto e imagem. Concluímos, a partir da análise de quatro verbetes do dicionário, que texto e imagem podem se relacionar de forma igual, complementando-se ou não, ou desigual, com o texto subordinado à imagem. Além disso, texto e imagem podem apresentar-se em um mesmo de nível de generalidade, ou o texto pode ser mais geral e a imagem uma representação específica do texto. Finalmente, a imagem pode acrescentar informações que não são fornecidas pelo texto, ou vice-versa. PALAVRAS-CHAVE: Texto. Imagem. Dicionário bilíngue.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aryanne Christine Oliveira Moreira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Lorena Américo Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antonia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Doutora e Titular da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (UECE) e coordenadora do projeto Multimodalidade e Letramento Visual: estudos de relações intersemióticas em textos multimodais e práticas de letramentos em contextos educacionais (MULTILETRA)

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

Moreira, A. C. O., Ribeiro, L. A. ., & Araújo, A. D. (2020). RELAÇÕES TEXTO ESCRITO-IMAGÉTICO EM VERBETES ILUSTRADOS DE UM DICIONÁRIO BILÍNGUE DE INGLÊS. PROLÍNGUA, 14(2), 91–100. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48702