A REPETIÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA PROGRESSÃO TEMÁTICA NO ANIME O TÚMULO DOS VAGALUMES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48824Resumen
RESUMO: Os avanços tecnológicos proporcionaram um novo modo de olhar e refletir acerca do que está no mundo, influenciando todas as áreas do cotidiano, até mesmo no que diz respeito ao ambiente escolar. O aluno do século XXI está a todo momento em contato com as novas tecnologias, bem como filmes, séries, etc. Paralelo a isto, a escola, por vezes presa a didáticas tradicionais, acaba causando desinteresse dos discentes. O trabalho, então, objetiva oferecer uma proposta que faça essa ponte entre o aluno e a sala de aula, para isso foi escolhido o gênero anime, em especial o filme O Túmulo dos Vagalumes que promove uma série de problemáticas a serem refletidas durante o período da Segunda Guerra Mundial. A metodologia da pesquisa se deu ao observar o uso das repetições dentro da animação japonesa e como estas constroem a argumentação central do enredo. Para compreender de maneira mais ampla, foi usado os estudos de Koch e Elias (2017), Carvalho (2018) sobre as repetições e o papel que desempenham, bem como a reflexão sobre animes proporcionada por Barbosa (2018). Assim, ao refletir e analisar sobre o gênero anime, como este pode ser efetivo na sala de aula e a importância dos elementos coesivos presentes, em destaque a repetição, chega-se à conclusão de que utilizar gêneros próximos aos alunos na aula promove discussões e traz o protagonismo para o aluno. PALAVRAS-CHAVE: Repetição. Sala de aula. Gênero anime.