“FOTOGRAFANDO EM SALA DE AULA”: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PELO OLHAR DA MULTIMODALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48834Resumen
A sociedade contemporânea, de uma maneira geral, tem demonstrado grande preferência pela informação visual. Nas práticas sociais de leitura e de escrita, observamos que a imagem assume posição de destaque, tudo que nos cerca são imagens e como tal, elas nos comunicam muito sobre o mundo em que vivemos e sobre a cultura da qual fazemos parte. Diante desse cenário, apresentamos, neste trabalho, uma reflexão acerca de uma proposta didática com a fotografia pelo viés da multimodalidade. Dessa forma, objetivamos ressaltar a importância do contexto cultural para a construção do sentido do texto imagético e, consequentemente, para a formação crítica do aluno. Sob a orientação teórico-metodológica da multimodalidade e do contexto visual, representada principalmente pelos trabalhos de Almeida (2008), Dionísio (2005), Kress & Van Leeuwen (1996), Rojo (2012) e Vieira (2007) analisamos trechos de um diário de campo da professora pesquisadora e produções textuais dos alunos visando observar aspectos das atividades realizadas que proporcionam uma visão de leitura e de produção respaldada pela multimodalidade. O estudo aponta para o desenvolvimento de uma consciência crítica por parte dos alunos a partir da orientação multimodal e para a necessidade de se repensar as práticas de sala de aula tendo em vista a consideração de todas as formas de representação presentes na composição do texto que são tão portadoras de significado quanto à linguagem verbal escrita.