A LEITURA DO ESPAÇO EM POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES: UMA ABORDAGEM BACHELARDIANA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58304Palabras clave:
Cecília Meireles. Devaneio. Gaston Bachelard. Poesia.Resumen
Este trabalho traz algumas reflexões acerca dos estudos realizados sobre a imaginação, o espaço e o devaneio, conceitos alicerçados nos trabalhos do filósofo francês Gaston Bachelard (1988; 1989), que refletem sobre a imersão do leitor nas criações literárias, entre elas, a poesia. A fim de exemplificar tais considerações, apresenta-se uma análise dos poemas “Canção da tarde no campo” e “Narrativa”, presentes na obra Vaga música (1942), de Cecília Meireles. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise de poemas, observando a sua relação com a criação poética e os espaços criados pela nossa imaginação. Ao encontrar os poemas, o leitor depara-se com o universo de Cecília e, ao mesmo tempo, com sua própria identidade, momento em que as palavras constituem a criação do espaço poético, da qual podem emergir inúmeras ressonâncias. Os resultados da pesquisa convergem com a ideia de que é através do poder criador da linguagem que o ser humano é capaz de recriar a si mesmo e a sua realidade, percebendo que o mundo também se apresenta como espaço que pode ser transformado. Tais afirmações evidenciam que a poesia está presente nas sutilezas do cotidiano e que um poeta é capaz de percebê-la, convertendo essa presença em palavras que são capazes de nos encantar.