LEITURA DE REPORTAGEM DE SITES EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58665Palabras clave:
Ensino de Língua Inglesa. Leitura. Notícia. Reportagem. Internet. BNCC.Resumen
A habilidade leitora em língua inglesa é frequentemente exigida no acesso a diversos conteúdos da internet, a materiais ou manuais técnicos e a muitos ambientes de estudo e trabalho. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sensível a essas necessidades, prescreve o desenvolvimento de habilidades de leitura em Língua Inglesa, incluindo a leitura de textos multissemióticos, em ambientes virtuais. A pesquisa aqui relatada teve como objetivo geral oferecer subsídios para o professor de Língua Inglesa contribuir para o desenvolvimento das habilidades leitoras de alunos do 9º ano e do Ensino Médio. Especificamente, objetivou investigar propostas sobre desenvolvimento de habilidades de leitura em língua estrangeira e articulá-las a outros pressupostos teóricos para organizar procedimentos de leitura de reportagens veiculadas em sites de veículos de comunicação. Teoricamente, fundamenta-se na concepção sociocognitiva de leitura, em pressupostos teóricos para o ensino de leitura em língua inglesa, no conceito bakhtiniano de gênero discursivo e em estudos sobre reportagem. Metodologicamente, é uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico. Como resultados, apresentam-se um quadro de procedimentos gerais e de estratégias de leitura, a partir da fundamentação teórica, e exemplificação de uma atividade de leitura de reportagem veiculada na internet. Conclui-se que o quadro proposto contribui para uma pedagogia de leitura em língua estrangeira a partir de textos autênticos, multissemióticos, sobre temas de interesse dos alunos. Permite, ainda, contemplar as habilidades de leitura prescritas pela BNCC para o ensino de língua inglesa.