TRANSFORM(A)AÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS NOS LETRAMENTOS CRÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58780Palabras clave:
Letramentos Críticos. Habitus. Atividades Didáticas. Língua Inglesa. BNCC.Resumen
O principal objetivo deste artigo é propor três atividades didáticas para o ensino de língua inglesa, pautadas pelos parâmetros indicados pela BNCC do 6° ano do Ensino Fundamental, em concordância com a perspectiva dos Letramentos Críticos (COSTA LEITE 2018; MATTOS 2012; SILVA 2012). Além disso, buscamos construir uma ponte entre tal teoria e o conceito de habitus (BOURDIEU, 1983), mostrando como os Letramentos Críticos podem auxiliar na construção de um habitus mais crítico. Concluímos com a visão de que os papéis da escola e da aula de língua inglesa, em específico, devem perpassar o ensino do conteúdo pelo conteúdo, podendo promover a formação cidadã, em prol da justiça social.