MOTIVAÇÕES CONCEPTUAIS DA MORAL CONSERVADORA

UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-COGNITIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n2.64574

Palabras clave:

Moral Política, Semântica, Cognição, Metáfora Conceptual

Resumen

A metáfora representa um fenômeno inconsciente e essencial para o raciocínio humano. A linguagem metafórica indica a organização dos conceitos. Dessa forma, as metáforas conceptuais permeiam todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive estruturando nosso conceito de moralidade. É a partir da metáfora conceptual nação/pátria é família que aplicamos o sistema moral familiar para a moral política. Dessa forma, diferentes sistemas morais de família resultarão em sistemas de moralidade política específicos, definindo orientações políticas progressistas ou conservadoras. Assim, este trabalho tem como objetivo estudar o modelo de moral política presente nas falas de Jair Bolsonaro. Para tanto, este trabalho teve como referencial teórico os estudos de Lakoff e Johnson (1980) e Kovecses (2002) sobre a Teoria da Metáfora Conceptual, bem como Lakoff (2016) em sua teoria sobre a moralidade política. Nossa hipótese é de que as falas de Jair Bolsonaro revelariam o modelo de moral política do pai severo. A partir da análise qualitativa-interpretativa de seis falas registradas entre 2010 e 2020, observamos a presença sistemática das metáforas do Grupo da Força, conjunto prioritário no sistema moral do pai severo, corroborando com a nossa hipótese e situando a moralidade de Jair Bolsonaro dentro do sistema de moralidade do pai severo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jan Edson Rodrigues Leite, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular de Linguística e Português na Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras Modernas e em Direito. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde defendeu tese na área de Linguística Cognitiva. Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral em Linguística Cognitiva, na University of Louisiana at Lafayette (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB. Tem experiência em Linguística Cognitiva e Semântica, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: processamento e compreensão de inferências, deficits linguístico-cognitivos, integração conceptual e cognição espacial.

Publicado

2023-02-10

Cómo citar

Trojahn Ehle, D., & Rodrigues Leite, J. E. (2023). MOTIVAÇÕES CONCEPTUAIS DA MORAL CONSERVADORA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-COGNITIVA . PROLÍNGUA, 17(2), 86–102. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n2.64574