CRIANÇA E DESENHO ANIMADO: UM CONTEXTO PARA A ATENÇÃO CONJUNTA CHILD AND CARTOON: A SETTING FOR JOINT ATTENTION
Résumé
Com o advento de desenhos animados que favorecem a interação entre o telespectador e a animação, assistir televisão torna-se uma rotina na vida da criança. Assim, neste trabalho, temos por objetivo investigar como a atenção conjunta se constitui diante de um contexto em que mãe e criança, na faixa-etária de três a quatro anos, assistem ao desenho animado Pocoyo, cuja configuração impulsiona a interação entre criança e animação. Para tanto, observamos dados naturalísticos de duas díades mãe-criança. As análises apontam para a constituição de três formatos de atenção conjunta envolvendo tanto a instância real (díade) quanto a instância virtual (animação).Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2014-06-04
Comment citer
Costa Filho, J. M. S. da. (2014). CRIANÇA E DESENHO ANIMADO: UM CONTEXTO PARA A ATENÇÃO CONJUNTA CHILD AND CARTOON: A SETTING FOR JOINT ATTENTION. PROLÍNGUA, 8(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19331
Numéro
Rubrique
Artigos