UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS (RE)ELABORADOS NO PROJETO DE EXTENSÃO “UNISALE PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA” À LUZ DOS MULTILETRAMENTOS
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48762Résumé
Este artigo tem como propósito analisar os materiais didáticos (re)elaborados a partir de uma parceria estabelecida dentro do projeto de extensão UNISALE – Parceria Universidade-Escola à luz da teoria dos multiletramentos. O projeto é parte integrante do Programa Interfaces, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG), e tem atuado para que seja possível unir duas instituições de ensino, a escola básica e a universidade, em prol da melhoria de suas relações. Para a análise, foram selecionados dois planos de aula com seus respectivos materiais elaborados durante uma parceria no ano de 2018. As análises apontam que ambos os materiais contemplaram os principais aspectos da teoria dos multiletramentos, ainda que em diferentes graus e de diferentes maneiras. Salientamos também aspectos que podem ser mais bem explorados dentro das (re)elaborações didáticas. Ademais, há indícios de que os materiais (re)elaborados nessa parceria contribuíram para uma junção bem-sucedida da teoria e da prática, entendidas sócio-historicamente como dois polos distantes.