COMPONENTE CURRICULAR “PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs

  • Alachermam Braddylla Estevam da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Alves UFCG

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.42030

Résumé

O presente artigo tem como objetivo identificar as contribuições do componente curricular Planejamento e Avaliação na formação de alunos estagiários do Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse componente contempla um trabalho articulado com as disciplinas “Paradigmas de ensino” e “Estágio Supervisionado”. O arcabouço teórico metodológico baseia-se nos pressupostos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013), no planejamento de ensino no âmbito da Didática das Línguas (DOLZ, 2014), na Sequência Didática de Gêneros (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2014; COSTA-HUBES, 2014) e no Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-UFCG. Podemos considerar que tal disciplina se encontra relacionada com o paradigma da complexidade (FREIRE; LEFFA, 2013), ao considerar que a formação não pode ser vista de forma fragmentada, mas sim, que requer processos de qualificação contínua abordando uma visão crítica, reflexiva e transformadora na formação, que tem como foco o processo e não apenas o produto. Para atingirmos nosso objetivo, analisamos um cronograma de atividades para o trabalho com o gênero Crônica produzido por um aluno estagiário. Como resultados, constatamos a apropriação, por parte do aluno, dos aspectos teórico-metodológicos desenvolvidos no planejamento de atividades didáticas (atividade diagnóstica, plano de ensino, sequência didática, cronograma de atividades) a serem usadas em suas práticas de ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alachermam Braddylla Estevam da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande

Maria de Fátima Alves, UFCG

Professora da Unidade Acadêmica da UFCG.

Téléchargements

Publiée

2019-02-18

Comment citer

Estevam da Silva, A. B., & Alves, M. de F. (2019). COMPONENTE CURRICULAR “PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PROLÍNGUA, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.42030

Numéro

Rubrique

Artigos