PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUANTO AOS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

Auteurs

  • Isabelle Cahino Delgado UFPB
  • Pâmela Pontes dos Santos
  • Maria Milena Sousa de Brito

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58798

Mots-clés :

Professores. Escolares. COVID-19. Educação a distância.

Résumé

Em virtude da pandemia do Coronavírus ocorrida no ano de 2020 e do isolamento social como forma de controle para o avanço da doença, as escolas precisaram ser fechadas e, assim, adotaram o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Partindo desse pressuposto, o objetivo desta pesquisa é apresentar, na percepção dos professores do Ensino Fundamental I, um panorama do processo de ensino-aprendizagem vivenciado ao longo da pandemia do COVID-19 por meio da modalidade remota. O estudo se caracteriza por ser do tipo transversal, exploratório e de caráter quali-quantitativo. Participaram 11 professoras do Ensino Fundamental I de instituições privadas de ensino. A coleta de dados ocorreu através de um questionário online divulgado previamente nas redes sociais. Nos resultados, foi observado que os professores conseguem identificar os alunos com dificuldade de aprendizagem, e que estes tinham acesso aos aparelhos eletrônicos mas não sabiam como usá-los com intuito pedagógico. Algumas escolas não ofereceram esse suporte ao docente, por meio de capacitações para o uso dos aparelhos e das novas plataformas para as transmissões das aulas, por exemplo. O papel da família neste processo foi de suma importância para uma aprendizagem eficaz das crianças. Ainda assim, foi notado mudanças comportamentais durante este período. A quarentena e o ensino remoto trouxeram impactos negativos na saúde mental dos professores que, por sua vez, não apresentam segurança quanto à eficácia do ensino remoto emergencial. Dessa forma, a presente pesquisa revelou de forma sucinta, na visão dos professores, os aspectos positivos e as fragilidades do ensino remoto emergencial e, ainda, seus impactos na aprendizagem infantil. No mais, apresentou limitações quanto ao número de participantes e espera-se que novos estudos sejam desenvolvidos com um número maior de voluntários.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Isabelle Cahino Delgado, UFPB

Departamento de Fonoaudiologia - UFPB

Publiée

2021-10-11

Comment citer

Delgado, I. C., Pontes dos Santos, P., & Sousa de Brito, M. M. (2021). PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUANTO AOS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL. PROLÍNGUA, 16(1), 142–151. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58798