“NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA”? – O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM FOCO
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58819Mots-clés :
Livro didático, Português, Historiografia da Linguística, Linguística Aplicada, Projeto didáticoRésumé
A partir de contribuições da Historiografia da Linguística e da Linguística Aplicada, neste artigo, buscamos responder a duas questões: I) que linhas de (des)continuidade existem entre os projetos didáticos de um livro contemporâneo e de um livro da década de 90 do século XX para ensinar português como língua materna no último ano do Ensino Fundamental? (EF); e II) que relações podem ser estabelecidas entre essas linhas de (des)continuidade e as propostas teórico-metodológicas para o ensino de Português? De modo a responder às questões postas, analisamos duas unidades que se organizam em torno do ensino da argumentação nos volumes destinados ao último ano do EF das seguintes coleções: Linguagem Nova, de Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto Moura (1994), e Português: Conexão e Uso, de Dileta Delmanto e Laiz Barbosa de Carvalho (2018). Em nossa análise, identificamos duas continuidades e cinco descontinuidades. As continuidades têm suas origens em encaminhamentos para o ensino de línguas existentes há séculos; já as descontinuidades estão relacionadas a discursos gestados no ambiente acadêmico brasileiro a partir da década 70 do século XX que se tornaram oficiais posteriormente.