A GRAMÁTICA GERATIVA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • José Ferrari Neto Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo apresenta um esboço de proposta de ensino de Língua Portuguesa, a qual se pretende inovadora no contexto atual do trabalho didático-pedagógico com língua materna no Brasil. A partir de uma crítica ao ensino tradicional, sua metodologia, seus objetivos e suas concepções básicas, elabora-se uma sugestão que contemple o exercício do fazer ciência com a linguagem, de modo a promover nos discentes, em especial os de Educação Básica, o gosto pela pesquisa e pela inquirição científica, em detrimento de um ensino somente baseado na orientação normativista. Para tanto, recorre-se ao referencial teórico delineado por Chomsky na Gramática Gerativa.

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Publicado

2016-02-24

Como Citar

Neto, J. F. (2016). A GRAMÁTICA GERATIVA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PROLÍNGUA, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/27892

Edição

Seção

Artigos