Planejamento na Gestão Familiar: um estudo de caso

Autores

  • Lígia Margarete Mallmann Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Clari Schuh Unisinos

Palavras-chave:

Empresas familiares. Gestão organizacional. Planejamento. Gestão de vendas.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou analisar a gestão organizacional de uma empresa familiar do segmento moveleiro, estabelecida em uma cidade com menos de 20.000 habitantes, no interior do Rio Grande do Sul.

Método: Foi realizado um estudo em profundidade das atividades desenvolvidas na empresa, além de analisar documentos e acompanhar rotinas, foram realizadas entrevistas com os gestores e funcionários.

Resultados: Os resultados revelam que foi possível analisar a importância da gestão organizacional, na vida das pessoas e na vida empresarial. Percebeu-se a atuação das mulheres nas tomadas de decisões nas negociações e nas aquisições de móveis. Tanto por parte da clientela que mais de 50% são oriundos de atividades rurais e do gênero feminino. Quanto no quadro funcional da empresa que corresponde a 66,7% são mulheres. O gestor elucidou questões gerais da organização, como dificuldades encontradas na gestão do negócio, pontos fortes e fracos detectados e conhecimentos por parte da clientela, foi importante compreender a visão que o gestor possui do negócio, sendo ele um dos tomadores de decisões.

Contribuições: As empresas familiares estão presentes nos mais diversos ramos de negócio e atividades, indiferente do seu porte, tem representação expressiva no desenvolvimento econômico do Brasil. A estrutura organizacional é importante dentro das organizações, pois melhora seus fluxos dos processos internos e externos. Neste sentido, o estudo contribui para evidenciar como a falta de estrutura organizacional abala as empresas com gestão familiar, e as consequências dessa carência. O estudo possibilitou conhecer as expectativas dos clientes, bem como, dos colaboradores. Foram apontados, comportamentos inadequados dos fundadores, falta de postura da liderança. Processos com dificuldade em ser implementados, devido à falta de planejamento e de gestão, em diversos setores da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Margarete Mallmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora (2017) e Mestre (2008) em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Graduação (Licenciatura) em Formação Pedagógica para Docentes pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2009) e Graduação em Administração (Bacharelado) pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2003). Coordenadora e Consultora de Empresas do Projeto Estratégico: Implantação e Validação de um Novo Modelo de Incubação de Empreendimentos de Base Tecnológica, da Incubadora de Tecnologia da UNISC - ITUNISC. Professora pesquisadora ? Projeto Diversidade de gênero na gestão das Cooperativas de agronegócio do Rio Grande do Sul- Com apoio e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisado estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Professora Adjunta do Curso de Administração (Bacharelado) na UNISC, Professora nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, nas áreas de Gestão e Finanças (Unisc). Professora nos Cursos Educação a Distância ? EaD, Administração, Contábeis, Gestão Comercial e Logística (Unisc), nas áreas de Gestão, Finanças e Projetos Integradores. Possui experiência em gestão e planejamento atuando principalmente nos seguintes temas: administração, finanças, cooperativismo e desenvolvimento regional.

Clari Schuh, Unisinos

Doutora e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou estágio de doutoramento na Universidad de Sevilla (US), na Espanha, subsidiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Especialização em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atua em cursos de Pós-graduação Lato Sensu da área contábil e gestão empresarial. Membro de Grupos de Pesquisas em Contabilidade. Os tópicos atuais de estudo e interesses de pesquisa são: Tratamento Contábil de Tributos sobre Lucros, Estudo da Carga Tributária, Evidenciação Contábil, Qualidade da Informação Contábil. Possui experiência profissional técnica em serviços tais como avaliação contábil e econômico-financeira de empresas e negócios, auxílio na implementação de controles internos, assessoria tributária e contábil, revisões de procedimentos tributários. Integrante da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior do CRCRS. Diretora de Comunicação do Sindicontábil VRP. Coordenadora do projeto de pesquisa Diversidade de gênero na gestão das cooperativas de agronegócio do Rio Grande do Sul financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (Auxílio Recém-Doutor ARD Edital 10/2021 Termo de Outorga 22/2551-0000599-3).3

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Mallmann, L. M. ., & Schuh, C. (2023). Planejamento na Gestão Familiar: um estudo de caso . Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 3(1), 27–41. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/66862

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa