Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Author Guidelines
Normas de Publicação atualizadas em 07/03/2022.
A RBCS não cobra taxas para publicação de nenhum tipo. A Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS é uma publicação científica dirigida à produção acadêmica, na área de Ciências da Saúde, é conduzida pela gestão do Centro de Ciências da Saúde, e é tecnicamente gerenciada pelo seu corpo editorial. Atualmente está indexada na Base Lilacs/BVS.
Tipos de artigos aceitos pela revista
Poderão ser submetidos para avaliação, artigos para publicação nas seguintes seções: artigos originais de pesquisa e revisões (integrativas, sistemáticas, ou de escopo). Todo trabalho recebe no ato da submissão um número de identificação (ID) que deve ser usado nas consultas ao Editor, no assunto da mensagem e do título de cada documento enviado para a Revista.
Independente da secção é necessário anexar os seguintes documentos:
- Carta de Transferência de Direitos Autorais assinada por todos os autores. (conforme modelo);
- Cópia do Parecer do CEP (quando for o caso);
- Lista de Autores e Afiliação: Nomes completos, sem abreviaturas e O ORCID de cada autor presente no manuscrito. Deve estar na ordem a ser usada na publicação. Afiliação: Indicar o vínculo profissional detalhando função/cargo, Programa, Departamento e Instituição com Cidade, Estado e País.
- Endereço postal completo do autor a ser indicado como contato na publicação. (Rua, número, complemento, Bairro, Cidade, Estado, País e CEP, bem como endereço eletrônico (email).
- Declaração de Conflitos de Interesse assinada por todos os autores (conforme modelo);
- O artigo completo com a identificação dos autores na ordem de publicação;
- Artigo completo sem a identificação dos autores.
Nota de direitos autorais que os autores concordam com a transferência de direitos autorais, como parte do processo de submissão.
MODELO DE NOTA DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS. Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico. Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
manifestadas abaixo. Local, data: ....................., ....... de .................. de 202...
Autores:
(nomes e assinaturas de todos os autores na ordem de publicação)
MODELO DE DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES
Ao Editor Científico da Revista Brasileira de Ciências da Saúde
Declaração de Conflitos de Interesse
Eu, Nós (nome (nomes) por extenso), autor (es) do manuscrito intitulado (título), declaro (amos) que possuo (imos) ( ) ou não possuo (imos) ( ) conflito de interesse de ordem: ( ) financeiro, ( ) comercial, ( ) político, ( ) acadêmico e, ( ) pessoal, Declaro (amos) também que o apoio financeiro e (ou) material recebido para o desenvolvimento deste trabalho estão claramente informados no texto. As relações de qualquer tipo que possam levar a conflito de interesse estão completamente.
manifestadas abaixo. Local, data: ....................., ....... de .................. de 202...
Autores:
(nomes e assinaturas de todos os autores na ordem de publicação)
Aspectos Éticos:
Todo artigo que envolver indivíduos humanos deve vir acompanhado de Cópia de Parecer de Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. Não deve ser usado nome do paciente, iniciais, números de registros, inclusive registro hospitalar, no texto e em nenhuma ilustração. Artigos envolvendo experimentação animal devem explicitar que estão de acordo com a legislação internacional ou normas nacionais e da instituição para de uso de animais em pesquisa.
Seções Pesquisa:
Esta seção consta de artigos originais de pesquisas inéditos, contribuições originais resultante de observações experimentais, de estudos de natureza epidemiológica, ou outros, representando novos resultados ou o progresso nos diversos campos das Ciências da Saúde. Os artigos enviados para esta seção terão prioridade sobre os demais. Esta seção está formalmente dividida nos seguintes itens: Resumo, Descritores, abstract e Descriptors, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.
Itens da seção de Artigo Original de Pesquisa
Resumo e Abstract, deve conter no máximo 200 palavras e apresentar os tópicos: Objetivo; Método; Resultados e Conclusão. Descritores e Descriptors, com no máximo 6. Introdução: Neste item são caracterizados, de modo sumário, o problema estudado, as hipóteses levantadas, a importância do estudo e os objetivos. Método: Descrição da amostra e processo de amostragem, especificando o número de observações, variáveis, métodos de averiguação e de análise estatística dos dados. Resultados: A apresentação dos resultados deve ser de maneira sequencial e racional, usar tabelas, quadros e figuras (ilustrações/gráficos). As ilustrações devem ser inseridas no texto submetido. Discussão: Os resultados mais importantes devem ser analisados criticamente, interpretados e quando for possível, comparados com dados semelhantes aos da literatura. Informações citadas nos itens anteriores só devem ser mencionadas quando absolutamente necessárias. Conclusão: As conclusões devem responder de modo sucinto e direto aos objetivos propostos. Recomendações quando apropriadas podem ser incluídas no final deste item.
Itens da seção de Revisão
Artigos de revisão de literatura: são revisões da literatura, constituindo revisões sistemáticas, integrativas ou de escopo, sobre assunto de interesse científico da área de saúde e áreas afins, acrescidas de novos esclarecimentos sobre o tema, despertem novas discussões ou indiquem caminhos a serem pesquisados e auxiliem na tomada de decisão em saúde. Sua estrutura formal deve apresentar os tópicos: Resumo e Abstract, deve conter no máximo 200 palavras e apresentar os tópicos: Objetivo; Métodos; Revisão da Literatura; e Conclusão. Descritores e Descriptors, com no máximo 6. Introdução que justifique o tema de revisão incluindo a pergunta de pesquisa e o objetivo; Métodos quanto à busca bibliográfica (busca manual e busca eletrônica, fontes de informação, estratégias de busca com unitermos, filtros, etc.), detalhamento sobre o processo de seleção dos estudos (etapas de seleção, critérios de elegibilidade, número de avaliadores, procedimentos, diagrama de seleção, etc.), análise da qualidade metodológica nas revisões sistemáticas (instrumento, número de avaliadores, procedimentos), coleta e extração (procedimentos de extração, tipos de dados extraídos) e análise de dados (estratégica de síntese de dados qualitativos e apresentação de resultados; se aplicável, estratégia de síntese de dados quantitativos, avaliação da heterogeneidade, análise de subgrupos, análise de sensibilidade, análise de viés de publicação, etc.); Revisão da Literatura comentada com discussão; Conclusão e Referências. Máximo de 40 referências de artigos publicados em periódicos da literatura nacional e internacional. Em caso de necessidade de maior quantidade de referências os editores poderão ser consultados. Serão valorizados artigos de revisões cadastrados em plataformas específicas de acordo com o tipo de revisão.
Formatação do texto completo
O texto completo (título em português e Inglês, autores, resumo, abstract, corpo do trabalho com figuras e referências) deve estar contido em até 20 páginas, digitadas em word com margens de 2,5, espaço 1,5 e fonte arial 12.
Julgamento
Todo artigo submetido à Revista será primeiramente apreciado pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Havendo alguma irregularidade será devolvido aos autores para correção, não havendo, será encaminhado aos consultores externos para apreciação especializada do conteúdo. Os pareceres dos consultores serão encaminhados aos respectivos autores para eventuais ajustes. Excepcionalmente quando se tratar de assunto muito especializado, os autores poderão sugerir, à Comissão Editorial da Revista, dois consultores com reconhecimento nacional ou internacional e que sejam externos às suas respectivas instituições.
Resumo e Abstract: O Resumo/Absctract deverá, obrigatoriamente, ser estruturado, isto é, ser subdividido nos seguintes itens descritos como necessários para cada cessão, como por exemplo: Pesquisa: Objetivo, Método, Resultados e Conclusão, descritos de modo claro e objetivo. O Resumo/Abstract deve ser escrito em espaço simples, sem parágrafos, citações bibliográficas ou notas e ter no máximo 200 palavras.
Descritores e Descriptors: A base de escolha dos Descritores poderá ser a área e sub-área de trabalho originadas a partir do título, tipo de abordagem e tipo de resultado, os mais relevantes para indexação. A escolha dos Descritores deverá seguir, obrigatoriamente, o DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) da BIREME, o qual poderá ser acessado na Internet, através do site www.bireme.org ou www.bireme.br. O número mínimo obrigatório de Descritores será de três e o máximo de seis, podendo ou não colocar qualificadores de cada descritor.
Agradecimentos: Quando houver este item, deve ser reservado para citação de pessoas que prestaram ajuda técnica, mas que não foram caracterizadas como co-autoras, ou instituições financiadoras e de apoio material.
Figuras: São consideradas Figuras todas as ilustrações do tipo fotografias, gráficos, mapas, desenhos profissionais etc. As Figuras e seus títulos devem ser inseridos no texto submetido, no local definido pelo autor. Devem ser numeradas em algarismos arábicos, de modo consecutivo na ordem em que aparecerem no texto. Fotografias do rosto ou do corpo inteiro de pacientes quando indispensáveis devem vir acompanhadas de permissão por escrito do paciente ou do seu responsável legal, além do Parecer do Comitê de ética em Pesquisa. Como norma do periódico, apenas fotos inéditas, não publicadas, serão aceitas como ilustrações. Quando forem usados números, letras e setas nas ilustrações, estas devem ser mencionadas devidamente no título das mesmas. Os títulos das Figuras devem ser, também, auto-explicativos. Os gráficos devem ser apresentados sempre referidos em função de eixos cartesianos.
Referências Bibliográficas: Usar entre 20 e 30 referências. As referências devem ser normalizadas com base no estilo conhecido como Normas de “Vancouver”, o Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, ordenadas por ordem de entrada e numeradas.
Citação Bibliográfica: O sistema de citação adotado é o numérico, isto é, uma numeração única, consecutiva, em algarismos arábicos, sobrescrita em relação ao texto, e que remetendo à relação de referências ao final do trabalho. Exemplos de citação numérica: Atenção: Números sobrescritos ao texto.
Para publicações com até seis autores, todos devem ser citados; quando estiver acima de seis, somente citar os seis primeiros, acrescido da expressão “et al”.
Artigo científico em periódico:
- Costa ACO, Moimaz SAS, Garbin AJI, Garbin CAS. Plano de carreira, cargos e salários: ferramenta favorável à valorização dos recursos humanos em saúde pública. Odontol. Clín.-Cient. 2010; 9(2):119-23. (Não inserir o link, nem o DOI)
Livro:
- Tobar F, Yalour MR. Como fazer teses em saúde pública. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2001. Dissertações e Teses: Autor(es), título, [Dissertação de Mestrado] ou [Tese de Doutorado]. Cidade: Universidade (ou Instituição); ano. Número de páginas total seguido da letra p(300p).
Referência em meio eletrônico: deve-se mencionar todos os elementos essenciais disponíveis na homepage. Além disso, deve-se acrescentar a expressão Disponível em / Available in: <http://www....> seguida da expressão Acesso em / Access in: data do acesso: dia, mês e ano.
Copyright Notice
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS. Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico. Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores. (Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)