Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Author Guidelines
Normas de Publicação atualizadas em 23/04/2025.
A Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS é uma publicação científica dirigida à produção acadêmica, na área de Ciências da Saúde, é conduzida pela gestão do Centro de Ciências da Saúde, e é tecnicamente gerenciada pelo seu corpo editorial. Atualmente está indexada na Base Lilacs/BVS.
A RBCS não cobra taxas para publicação de nenhum tipo. As submissões devem ser realizadas no idioma inglês, devendo os autores se responsabilizar pela qualidade final do texto apresentado. Submissões em português serão rejeitadas imediatamente pela secretaria da revista, ou por ação dos seus editores científicos.
Os textos submetidos para publicação devem ser formatados previamente no arquivo-modelo (template) disponibilizado na página da revista. Arquivos submetidos fora do template não serão considerados para avaliação.
Tipos de artigos aceitos pela revista
Poderão ser submetidos para avaliação apenas artigos originais de pesquisa. Contribuições na forma de Editorial serão realizadas mediante convite do corpo editorial.. Todo trabalho recebe no ato da submissão um número de identificação (ID) que deve ser usado nas consultas ao corpo editorial, no assunto da mensagem e do título de cada documento enviado para a Revista.
São considerado artigos de pesquisa aqueles desenvolvidos mediante a coleta direta ou indireta de dados, por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico previamente definido. Serão considerados estudos com uso de questionários, avaliações clínicas, entrevistas, experimentação laboratorial, pesquisa com animais e estudos de revisão sistemática (com ou sem meta-análise) e revisão de escopo.
Independente da secção é necessário anexar os seguintes documentos:
- Carta de Transferência de Direitos Autorais assinada pelo(a) autor(a) de correspondência, em nome de todos os autores (conforme modelo);
- Declaração de Conflitos de Interesse assinada pelo(a) autor(a) de correspondência (conforme modelo);
- Cópia do de parecer de aprovação do Comitê de Ética em pesquisa, ou Comitê de Ética no Uso de Animais, ou autorização de utilização de organismos geneticamente modficados (OGM) (quando for o caso);
- Lista de Autores e Afiliação, na qual deve constar nomes completos de todos(as) os(as) autores(as), sem abreviaturas; link ORCID de cada autor; e endereço eletrônico (e-mail) para contato. Os autores devem ser apresentados na ordem a ser usada na publicação, devendo também indicar o(a) autor(a) de correspondência. A afiliação deve indicar o departamento ou setor de vínculo, juntamente com a instituição, cidade e país.
- O artigo completo (utilizar modelo da revista) com a identificação dos autores, na ordem de publicação;
- O artigo completo (utilizar modelo da revista) sem a identificação dos autores.
Todas as ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto. Quando se tratar de imagens, recomenda-se o envio em arquivo separado, com resolução mínima de 300 dpi, em formato jpeg ou tiff.
Nota de direitos autorais que os autores concordam com a transferência de direitos autorais, como parte do processo de submissão.
MODELO DE NOTA DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu, (INSERIR NOME), em nome de todos os autores, transfiro todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS. Declaro ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico. Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Local, data:
Autor(a) (nome e assinatura do(a) autor(a) de correspondência)
MODELO DE DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES
Ao Editor Científico da Revista Brasileira de Ciências da Saúde
Declaração de Conflitos de Interesse
Eu, (Inserir nome), autor(a) do manuscrito intitulado (título), declaro, em nome de todos os autores, que possuo ( ) ou não possuo ( ) conflito de interesse de ordem: ( ) financeiro, ( ) comercial, ( ) político, ( ) acadêmico e, ( ) pessoal, Declaro também que o apoio financeiro e/ou material recebido para o desenvolvimento deste trabalho estão claramente informados no texto. As relações de qualquer tipo que possam levar a conflito de interesse estão completamente manifestadas abaixo.
Local, data
Autor(a) (nome e assinatura do(a) autor(a) de correspondência)
Aspectos Éticos:
Todo artigo que envolver indivíduos humanos deve ser submetido acompanhado de cópia de parecer de Comitê de Ética em Pesquisa – CEP. Os autores devem indicar no texto o atendimento as normativas legais nacionais e internacionais quanto a ética em pesquisa com seres humanos. Não deve ser usado nome do paciente, iniciais, números de registros, inclusive registro hospitalar, no texto e em nenhuma ilustração.
Artigos envolvendo experimentação animal devem explicitar que estão de acordo com a legislação internacional ou normas nacionais e da instituição para de uso de animais em pesquisa. Contribuições de pesquisa com o uso de animais devem estar acompanhadas de cópia de parecer do Comitê de Uso de Animais (CEUA).
O uso de organismos geneticamente modificados deve ser indicado especificamente no texto, sendo fornecida, no ato da submissão, a documentação necessária quer comprove o atendimento às normais legais nacionais e internacionais.
Integridade e Ética na publicação científica
Ao submeter um artigo na Revista Brasileira de Ciências da saúde, os autores concordam e declaram estar de acordo com as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing) publicado pelo Committee on Publication Ethics (COPE), o Directory of Open Access Journals (DOAJ), a Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA), e a World Association of Medical Editors (WAME), a Declaração de Singapura e de Hong Kong sobre Integridade em Pesquisa.
As contribuições dos autores devem estar detalhadas ao final do manucrito, na seção “Author contributions” e seguir o padrão da taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy, https://credit.niso.org/) Todos os contribuidores que se qualificam como autores do artigo devem ter sua contribuição descrita a partir dessa taxonomia. Contribuições que não se qualifiquem em autoria devem ser reconhecidas na seção de agradecimentos.
Quando da utilização de ferramentas de inteligência artificial, os autores devem explicitar no texto especificamente em quais etapas de realização da pesquisa e produção do texto foram utilizados recursos de inteligência artificial. Não serão aceitas contribuições que declarem o uso de inteligência artificial generativa para produção do texto, exceto no caso de revisão e adequação da linguagem.
Seção de Pesquisa:
Esta seção consta de artigos originais de pesquisas inéditos, contribuições originais resultante de observações experimentais, de estudos de natureza epidemiológica, ou outros, representando novos resultados ou o progresso nos diversos campos das Ciências da Saúde. Também serão considerados estudos de revisão sistemática ou revisão de escopo, contanto que alinhados as diretrizes internacionais para pesquisas nessa área. Os autores devem informar no texto o cumprimento dos guias de relato de pesquisa, de acordo com o tipo de estudo desenvolvido (Strobe, Prisma, Consort, Arriva, outros).
Esta seção está formalmente dividida nos seguintes itens: Abstract e Keywords, Introduction, Materials and Methods, Results, Discussion, Conclusion, Acknowledgments , Funding, Author contributions, Conflict of interest, Data availability Statement, References.
Itens da seção de Artigo Original de Pesquisa
O texto deve ser formatado e estruturado conforme documento modelo disponibilizado pela revista (template).
Abstract: Deve conter no máximo 250 palavras (não estruturado), incluindo os objetivos, metodologia resultados e conclusão do estudo. Keywords: Incluir 3 a 6 palavras-chave de acordo com os descritores em ciências da saúde (DeCS/MeSH). Introdução: Neste item são caracterizados, de modo sumário, o problema estudado, as hipóteses levantadas, a importância do estudo e os objetivos. Método: Descrição do desenho do estudo, amostra e processo de amostragem, especificando o número de observações, variáveis, métodos de averiguação e de análise estatística dos dados. Resultados: A apresentação dos resultados deve ser de maneira sequencial e racional, usar tabelas e figuras (ilustrações/gráficos). As ilustrações devem ser inseridas no texto submetido. Discussão: Os resultados mais importantes devem ser analisados criticamente, interpretados e quando for possível, comparados com dados semelhantes aos da literatura. Informações citadas nos itens anteriores só devem ser mencionadas quando absolutamente necessárias. Conclusão: As conclusões devem responder de modo sucinto e direto aos objetivos propostos. Recomendações quando apropriadas podem ser incluídas no final deste item.
Formatação do texto completo
O texto completo, submetido em inglês, conforme modelo disponibilizado pela revista (template) deve estar contido em até 15 páginas (incluindo o texto, as ilustrações e as referências), digitadas em programa de edição de texto compatível com o software Microsoft Word (formatos .doc, .docx) com margens de 2,5, espaço 1,5 e fonte Arial 12.
Julgamento
Todo artigo submetido à Revista será primeiramente apreciado pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Havendo alguma irregularidade será devolvido aos autores para correção, não havendo, será encaminhado aos consultores externos para apreciação especializada do conteúdo. Os pareceres dos consultores serão encaminhados aos respectivos autores para eventuais ajustes. Excepcionalmente quando se tratar de assunto muito especializado, os autores poderão sugerir, à Comissão Editorial da Revista, dois consultores com reconhecimento nacional ou internacional e que sejam externos às suas respectivas instituições.
Descritores e Descriptors: A base de escolha dos Descritores poderá ser a área e sub-área de trabalho originadas a partir do título, tipo de abordagem e tipo de resultado, os mais relevantes para indexação. A escolha dos Descritores deverá seguir, obrigatoriamente, o DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) da BIREME. O número mínimo obrigatório de Descritores será de três e o máximo de seis, podendo ou não colocar qualificadores de cada descritor.
Agradecimentos: Quando houver este item, deve ser reservado para citação de pessoas que prestaram ajuda técnica, mas que não foram caracterizadas como co-autoras, ou instituições financiadoras e de apoio material.
Figuras: São consideradas Figuras todas as ilustrações do tipo fotografias, gráficos, mapas, desenhos profissionais etc. As Figuras e seus títulos devem ser inseridos no texto submetido, no local definido pelo autor. Devem ser numeradas em algarismos arábicos, de modo consecutivo na ordem em que aparecerem no texto. Fotografias do rosto ou do corpo inteiro de pacientes quando indispensáveis devem vir acompanhadas de permissão por escrito do paciente ou do seu responsável legal, além do Parecer do Comitê de ética em Pesquisa. Como norma do periódico, apenas fotos inéditas, não publicadas, serão aceitas como ilustrações. Quando forem usados números, letras e setas nas ilustrações, estas devem ser mencionadas devidamente no título das mesmas. Os títulos das Figuras devem ser, também, auto-explicativos. Os gráficos devem ser apresentados sempre referidos em função de eixos cartesianos.
Referências Bibliográficas: Usar entre 20 e 30 referências. Este limite não será considerado para estudos de revisão sistemática e revisão de escopo. As referências devem ser normalizadas com base no estilo conhecido como Normas de “Vancouver”, o Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, ordenadas por ordem de entrada e numeradas.
Citação Bibliográfica: O sistema de citação adotado é o numérico, isto é, uma numeração única, consecutiva, em algarismos arábicos, informadas entre colchetes, na ordem em que foram citados, e remetendo à relação de referências ao final do trabalho. Exemplos de citação numérica: [1,2] ou [3] ou [4-6]
Exemplo de referência
Artigo científico em periódico:
Costa ACO, Moimaz SAS, Garbin AJI, Garbin CAS. Plano de carreira, cargos e salários: ferramenta favorável à valorização dos recursos humanos em saúde pública. Odontol. Clín.-Cient. 2010; 9(2):119-23. Inserir doi.
Livro:
Tobar F, Yalour MR. Como fazer teses em saúde pública. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2001. Dissertações e Teses: Autor(es), título, [Dissertação de Mestrado] ou [Tese de Doutorado]. Cidade: Universidade (ou Instituição); ano. Número de páginas total seguido da letra p(300p).
Referência em meio eletrônico: deve-se mencionar todos os elementos essenciais disponíveis na homepage. Além disso, deve-se acrescentar a expressão Disponível em / Available in: <http://www....> seguida da expressão Acesso em / Access in: data do acesso: dia, mês e ano.
Copyright Notice
MODELO DE NOTA DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu, (INSERIR NOME), em nome de todos os autores, transfiro todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS. Declaro ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico. Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Local, data:
Autor(a) (nome e assinatura do(a) autor(a) de correspondência)
Privacy Statement
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.
Integridade e Ética na publicação científica
A Revista Brasileira de Ciências da Saúde respeitar a Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing) publicado pelo Committee on Publication Ethics (COPE), o Directory of Open Access Journals (DOAJ), a Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA), e a World Association of Medical Editors (WAME), a Declaração de Singapura e de Hong Kong sobre Integridade em Pesquisa.