AÇÕES EDUCATIVAS NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL: VIVÊNCIA EM GRUPO DE GESTANTES NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Introdução: Trata-se de um Relato de vivências na prática ensino-serviço através do PET- Rede Cegonha acerca com grupo de gestantes de uma Unidade Integrada de Saúde. Objetivo: O presente artigo tem como finalidades relatar as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores da saúde em integração com estudantes do PET rede cegonha no desenvolvimento dos grupos de gestantes em uma Unidade Integrada de Saúde. Relato de Experiência: A atividade é interdisciplinar, reunindo trabalhadores da saúde, preceptor e acadêmicos monitores do PET rede cegonha de dois cursos (Nutrição e Medicina) da UFPB. Foram encontros mensais com as gestantes utilizando metodologias ativas e temáticas de interesse das gestantes, respeitando a individualidade e subjetividades das fases gestacionais das participantes. No desenvolvimento das atividades com as gestantes e familiares há a proposição da abordagem de temáticas relativas ao ciclo gravídico-puerperal e cuidados com o bebê. Em virtude do caráter interdisciplinar, a atividade tem estimulado o trabalho em grupo e contribuído para a formação acadêmica humanizada e multidisciplinar. Conclusão: Os grupos são muito importantes na troca de conhecimentos, fortalecimento de vínculos e educação em saúde possibilitando mais ações de promoção da saúde. As atividades vêm melhorando e estreitando as relações dos profissionais, estudantes e comunidade, e assim, complementando a assistência do pré-natal. DESCRITORES Gestação. Saúde da Família. Educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-11-04
Como Citar
GOMES, P. C., VICENTE, I. M. G., FILGUEIRAS, F. M. B., & BUFFONE, F. R. R. C. (2014). AÇÕES EDUCATIVAS NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL: VIVÊNCIA EM GRUPO DE GESTANTES NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 55–58. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/21236
Edição
Seção
Relato (Submissões Suspensas)