DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA DE ARTIGOS SOBRE PRÓTESE TOTAL FIXA IMPLANTO-SUPORTADA
Resumo
Objetivo: identificar, a partir de uma revisão crítica da literatura, a evidência científica disponível sobre prótese total fixa implanto-suportada (PTFIS), considerando os aspectos clínico envolvidos. Material e Métodos: realizou-se pesquisa bibliográfica do descritor “Implant-supported denture” na PubMed, utilizando os filtros: “Dates – Last 10 years”; “Text options – Links to Free Full Text” e “Languages – English; Spanish and Portuguese”. Encontraram-se 93 artigos, os quais foram analisados de modo a verificar o cumprimento dos critérios de inclusão para análise da evidência científica. Foram excluídos da análise as publicações: Cartas ao Editor, Editoriais, e os textos completos que não versaram sobre o tema de próteses totais fixas implanto-suportadas. Os artigos foram classificados quanto ao nível de evidência científica. Resultados: Dentre os 93 artigos encontrados, 13 (13,98%) atenderam aos critérios de inclusão. Quanto à análise da evidência científica, os estudos selecionados estão entre os níveis 1 (revisão de literatura) e 5 (estudo observacional), com exceção do nível 2. Eles versam sobre indicações, contraindicações, resistência, mastigação, satisfação do paciente, estabilidade oclusal e protocolo de reabilitação oral. Conclusão: o grau de evidência científica em PTFIS é baixo, restringindo-se a relatos de casos clínicos, estudos descritivos e revisões bibliográficas, sendo indicações e contraindicações o principal assunto abordado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2011-04-07
Como Citar
Cavalcanti, Y. W., Freires, I. de A., Carreiro Júnior, E., Gonçalves, D. T., Morais, F. R. de, Lira-Júnior, R., & Batista, A. U. D. (2011). DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA DE ARTIGOS SOBRE PRÓTESE TOTAL FIXA IMPLANTO-SUPORTADA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 14(4), 45–50. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/9732
Edição
Seção
Pesquisa