Parâmetros Reprodutivos de Ovinos Deslanados Morada Nova e Santa Inês Mantidos em Pastagem Cultivada no Estado do Ceará
Resumo
Este estudo foi realizado na Fazenda Experimental Arrial da EPACE, localizada na microrregião do Cariri, no Município de Missão Velha - CE, com o objetivo de avaliar comparativamente o desempenho reprodutivo de dois núcleos de ovinos deslanados das raças Santa Inês e Morada Nova. Cada grupo esteve constituído por 72 matrizes e 3 reprodutores, mantidos em pastagem cultivada de capim búfel (Cenchrus ciliaris), andropogon (Andropogon gayanus) e leucena (Leucaena leucocephala). Os parâmetros reprodutivos analisados foram taxa de cobrição, taxa de parição e prolificidade e as variáveis utilizadas foram raça, idade e condição corporal da matriz. A taxa de cobrição foi de 99,1% para ambas raças, enquanto as taxas de parição foram de 98,48% e 97,95% e a prolificidade foi de 1,32 e 1,48 para as raças Santa Inês e Morada Nova, respectivamente, não observando-se diferenças significativas (P>0,05) entre as raças em nenhum dos parâmetros reprodutivos estudados. A análise de variância mostrou também que os parâmetros reprodutivos não foram influenciados significativamente pela raça, idade e a condição corporal da matriz.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-12
Como Citar
Machado, J. B. B., Fernandes, A. A. O., Selaive-Villarroel, A. B., Costa, A. L., Lima, R. N. de, & Lopes, E. A. (2009). Parâmetros Reprodutivos de Ovinos Deslanados Morada Nova e Santa Inês Mantidos em Pastagem Cultivada no Estado do Ceará. Revista Científica De Produção Animal, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42629
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).