Características da Carcaça de Cabritos Mamões da Raça Moxotó e Mestiços Pardo Alpina X Moxotó
Resumo
Foram estudadas as relações entre o peso vivo ao abate, o rendimento de carcaça e as características quantitativas dos tecidos componentes da carcaça de cabritos mamões, abatidos com idade média de 72 dias, da raça Moxotó (Grupo A) e mestiços1/2 Moxotó X 1/2 Parda Alpina (Grupo B) e ¼ Moxotó x ¾ Parda Alpina (Grupo C). Não se observou diferença significativa no peso vivo ao abate entre os diferentes grupos genéticos, que registraram valores entre 10,3 a 11,1 kg. O rendimento de carcaça nos cabritos Moxotó (48,1 %) foi superior (P< 0,05) aos dos cabritos mestiços do grupo B (41,6%) e C (41,9%). Os rendimentos dos tecidos muscular e conectivo da carcaça, foram similares entre os grupos, com valores médios 49,3% e 10,9% respectivamente. O rendimento do tecido adiposo foi significativamente maior (P<0,01) nos cabritos Moxotó (5,05%). Quanto ao tecido ósseo, os cabritos cruzas apresentaram rendimentos superiores (P<0,01) ao do grupo Moxotó (31,4%). O cruzamento de cabras Moxotó com reprodutores especializados para leite da raça Pardo-Alpina afetou de uma maneira geral os índices quantitativos de carcaça nos cabritos mestiços, devendo-se, porém, considerar como fator positivo o provável ganho na produção de leite das cabritas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-12
Como Citar
Beserra, F. J., Silva, M. T. da, Selaive-Villarroel, A. B., & Lima, F. de A. M. (2009). Características da Carcaça de Cabritos Mamões da Raça Moxotó e Mestiços Pardo Alpina X Moxotó. Revista Científica De Produção Animal, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42655
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).