Foco e Escopo

A Revista Científica de Produção Animal é um periódico semestral de difusão do conhecimento científico na área de produção animal da Sociedade Nordestina de Produção Animal, revisado por pares, de acesso aberto, através da publicação de artigos de revisão e notas breves em todos os campos da produção animal. Os tópicos abordados pela revista incluem: genética, genômica e reprodução, fisiologia, nutrição de não ruminantes, nutrição de ruminantes, obtenção de produtos e tecnologia de processamento dos alimentos de origem animal, forragicultura, biotecnologia aplicada à produção animal, ambiência, comportamento animal e bem-estar.

As opiniões expressas nesta publicação são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam necessariamente o pensamento e não devem ser atribuídas a Sociedade Nordestina de Produção Animal.

A Revista Científica de Produção Animal publica as contribuições cientificas originais de alta qualidade que tratam dos seguintes temas:

1. Criação de animais, genética, genômica e reprodução;

2. Nutrição animal;

3. Sistemas de produção animal, abordando a ambiência, comportamento, saúde, bem-estar, sustentabilidade e gestão de recursos naturais;

4. Ciência da carne e aceitação pelo consumidor;

5. Qualidade da alimentação e valor nutricional.

 

Afiliação

A revista Científica de Produção Animal é um jornal oficial da Sociedade Nordestina de Produção Animal.


Revisões críticas, visões interdisciplinares e comentários:

A Revista Científica de Produção Animal deseja estimular a exposição e o debate de especialistas em assuntos de diversas disciplinas, incluindo:

- Biotecnologias genéticas e reprodução animal para a melhoria da pecuária

- Comportamento animal, saúde e bem-estar

- Ciência e tecnologia leiteira

- Sistemas de produção sustentáveis

- Ciência e qualidade da carne

- Discussões temáticas

A Revista Científica de Produção Animal se coloca na vanguarda da abordagem crítica do conhecimento científico em produção animal e complementa sua ampla cobertura publicando edições especiais. Eventualmente, a RCPA pode publicar mais de dois fascículos por ano.

 

Prêmios:

A Revista Científica de Produção Animal apoia a oferta do Prêmio de melhor artigo científico publicado no ano anterior à Conferência Anual da Sociedade Nordestina de Produção Animal.

Detalhes bibliográficos

ISSN: 2176-4158 (on line)

Frequência: são publicados dois fascículos por ano, podendo, eventualmente estender-se até quatro fascículos.

 

Indexadores:

GoogleScholar

Journal Factor

ISI (1415-563X)

AGROBASE (base de dados da agricultura brasileira)

AGRIS (International information system for the Agricultural Science and Technology) da FAO.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revisão por pares é o sistema usado para avaliar a qualidade de um manuscrito antes de ser publicado. Pesquisadores independentes e com publicação relevante na área de pesquisa avaliam os manuscritos submetidos quanto à originalidade, validade e significância para ajudar os editores a determinar se o manuscrito deve ser publicado neste periódico. 

A Revista Científica de Produção Animal opera um sistema de revisão cega por pares, em que os revisores Ad hóc desconhecem os nomes e afiliações dos autores, e os relatórios dos revisores fornecidos aos autores são anônimos. A revisão cega por pares é o modelo tradicional que confere ao revisor a segurança do anonimato para que ele se sinta à vontade e possa fazer uma crítica desapaixonada de qualquer manuscrito.

Todo manuscrito submetido será revisado por dois ou mais especialistas, que serão solicitados a avaliar se o manuscrito é cientificamente sólido e coerente, se já não foi publicado e se o manuscrito é ou não suficientemente claro para ser publicado. Os editores tomarão a decisão de publicar ou não o manuscrito com base nos relatórios e, na dúvida, consultarão os membros do Conselho Editorial. O processo de revisão por pares terá como objetivo assegurar que todos os manuscritos publicados sejam cientificamente sólidos e forneçam novos conhecimentos científicos.

É recomendável (não obrigatório) que pesquisas experimentais com animais sigam as diretrizes reconhecidas internacionalmente pelos comitês de ética de uso de animais em experimentos. Uma declaração para este fim deve constar na seção de Material e Métodos do manuscrito, incluindo o nome da entidade ou da instituição que deu a aprovação, citando-se o número de referência apropriado. Apesar de facultativo o envio do comprovante de aprovação pelos comitês de ética pode evitar que o manuscrito seja rejeitado se o Conselho Editorial considerar que a pesquisa não foi realizada dentro de um conceito ético, por exemplo, se a gravidade do procedimento experimental não justificar o valor do conhecimento adquirido.

Periodicidade

Semestral, podendo eventualmente publicar um suplemento.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política Editorial

Política editorial

Todos os manuscritos submetidos a Revista Científica de Produção Animal devem aderir às políticas editoriais do jornal e a Sociedade Nordestina de Produção Animal fica isenta em relação a reivindicações jurisdicionais.

 

Critérios para publicação

A Revista Científica de Produção Animal considera os seguintes tipos de artigos:

- Pesquisa: relatórios de dados de pesquisa original.

- Comentários: artigos curtos, focados e opinativos sobre qualquer assunto dentro do escopo da revista. Esses artigos geralmente estão relacionados a uma questão contemporânea, como descobertas de pesquisas recentes, e podem ser encomendados por líderes de opinião no campo.

- Cartas ao Editor: podem ter três formas: uma substancial análise de um artigo previamente publicado, ou uma resposta substancial a re-análise dos autores da publicação original, ou um artigo que pode não cobrir “padrão pesquisa", mas que apresenta conteúdo relevante para os leitores.

- Revisões: descrições abrangentes e autorizadas de qualquer assunto dentro do escopo da revista. As revisões podem abranger temas atuais como ciência básica e revisões clínicas, ética, debates prós e contras, revisões de equipamentos e séries temáticas para destacar tópicos específicos no campo.

- Relatórios curtos: notas breves de resultados de pesquisa original.

 

Para mais informações, consulte nossas diretrizes para autores.

 Apelações e reclamações

Se você deseja recorrer de uma decisão de rejeição ou fazer uma reclamação, você deve entrar em contato com o Editor Chefe, que apreciará as justificativas de ambos os lados interessados, podendo, quando devidamente convencido, o Editor recorrer a um novo processo de tramitação de caráter terminativo encaminhando o artigo para uma nova rodada de revisão por outros pares revisores.

Acesso aberto

Todos os artigos publicados na Revista Científica de Produção Animal serão disponibilizados on-line de forma aberta e permanente, imediatamente após a publicação, sem cobrança de assinatura ou barreiras de registro. 

Como autores de artigos publicados na Revista Científica de Produção Animal, você é o detentor dos direitos autorais de seu artigo e pode conceder a terceiros, prévia e perpetuamente, o direito de usar, reproduzir ou divulgar seu artigo.

Estrutura Editorial

Conselho Editorial

Todas as submissões da Revista Científica de Produção Animal são avaliadas inicialmente pelo Editor-Chefe e, se consideradas dentro do escopo da revista e com qualidade suficiente, são enviadas para revisão pelos pares revisores externos, em consulta aos membros do Conselho Editorial. Este conselho é formado por cientistas e pesquisadores, cuja expertise abrange temas relevantes para o escopo da revista.

 

Editor chefe
Prof. Dr. José Humberto Vilar da Silva
Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Editor Científico
Prof. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal - UFPB

Editores Associados
Ambiência, comportamento e bem estar animal
Prof. Edilson Paes Saraiva – UFPB
Prof. Demerval Araújo Furtado - UFCG

Biotecnologia aplicada à produção animal
Profa. Anabelle Batista Camarotti – UFPB

Fisiologia, genética, genômica e reprodução animal
Prof. Edgard Cavalcanti Pimenta Filho
Profa. Patrícia Emilia Naves Givisiez
Prof. Fernando González Ceron – Universidad Autónoma Chapingo, México
Prof. Sammy E. Aggrey – University of Georgia, USA.
Prof. José Humberto Vilar da Silva – UFPB
Profa. Maria Norma Ribeiro - UFRPE

Forragicultura
Prof. Alberício Pereira de Andrade - UFRPE
Prof. Divan Soares – UFRPE
Prof. Magno José Duarte Cândido – UFC
Prof. Edson Mauro Santos – UFPB
Prof. Alexandre Carneiro Leão de Melo - UFRPE

Não Ruminantes
Prof. Alexandre de Melo Kessler - UFRGS
Prof. Luiz Fernando Teixeira Albino – UFV
Prof. Horácio Santiago Rostagno – UFV
Prof. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal - UFPB
Prof. Ednardo Rodrigues de Freitas - UFC
Prof. Pedro Henrique Watanabe - UFC
Prof. Carlos Boa-Viagem Rabello - UFRPE
Prof. Wilson Moreira Dutra Junior - UFRPE
Prof. Fernando Guilherme Perazzo Costa - UFPB
Prof. Mateus Ramalho de Lima - UFSB
Prof. Danilo Vieira Goulart - UFTO

Ruminantes
Prof. Ariosvaldo Nunes de Medeiros – UFPB
Prof. José Fábio Paulino de Moura - UFCG
Prof. José Morais Pereira Filho – UFCG
Prof. Francisco de Carvalho - UFRPE
Prof. Marcílio Fontes Cesar – UFCG
PRof. Severino Gonzaga Neto - UFPB

Sistemas de produção
Prof. Edgard Pimenta Filho – UFPB
Prof. Wandrick Hauss – EMEPA

Tecnologia de produção e processamento de alimentos de origem animal
Prof. Edvaldo Mesquita Beltrão – UFPB
Profa. Rita do Egypto – UFPB
Profa. Carla Saraiva – UFPB
Prof. Roberto Germano Costa