Tendência e Parâmetros Genéticos para o Peso aos 205 Dias de Idade em Bovinos da Raça Nelore Mocho no Estado da Bahia
Resumo
Os objetivos deste estudo foram estimar os parâmetros e avaliar a tendência genética do efeito direto e materno para o peso aos 205 de idade (P205), de animais da raça Nelore Mocho, nascidos no período de 1975 a 2001, criados a pasto no estado da Bahia. Os parâmetros e valores genéticos foram estimados por meio do aplicativo MTDFREML. As tendências genéticas foram estimadas pela regressão dos valores genéticos sobre o ano de nascimento dos animais. As herdabilidade foram 0,24 ± 0,04 e 0,20 ± 0,06 para o efeito direto e materno, respectivamente. As tendências genéticas apresentaram-se significativas, com valores estimados de -0,07 e -0,02 kg/ano para o efeito direto e materno, respectivamente. Existe variabilidade genética suficiente para promover progresso genético pela seleção. Entretanto, observa-se que vem ocorrendo perda genética para a característica peso aos 205 de idade para a raça Nelore Mocho no estado da Bahia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-29
Como Citar
Malhado, C. H. M., Carneiro, P. L. S., Martins Filho, R., Azevêdo, D. M. M. R., Facó, O., Machado, C. H. C., & Piccinin, A. (2009). Tendência e Parâmetros Genéticos para o Peso aos 205 Dias de Idade em Bovinos da Raça Nelore Mocho no Estado da Bahia. Revista Científica De Produção Animal, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42680
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).