Caracterização Morfométrica de Ovinos Deslanados Cabugi e Morada Nova
Resumo
Foram avaliadas características morfométricas e índices zootécnicos em 71 ovinos deslanados dos grupos locais Cabugi e Morada Nova nos municípios de Major Izidoro, Mata Grande e Piranhas, localizados na região semi-árida do Estado de Alagoas, no período de agosto de 2006 a janeiro de 2007. As características estudadas foram peso, comprimento do animal, altura do posterior, altura do anterior, perímetro torácico, perímetro escrotal, comprimento da cabeça, largura da cabeça, índice corporal, índice corporal relativo, índice de relação cernelha:garupa e índice de relação perímetro torácico-cernelha. Foram obtidas estatíticas descritivas das características morfométricas e dos índices zootécnicos de acordo com a estimativa de idade, sexo e grupos genéticos em estudo. Os animais Cabugi foram classificados como índice corporal médio e pernas curtas. Os ovinos Morada Nova apresentaram índice corporal curto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-01
Como Citar
Silva, N. V. da, Fraga, A. B., Araújo Filho, J. T. de, Cavalcanti Neto, C. C., Silva, F. de L., Costa, P. P. dos S., & Lira Júnior, W. de B. (2009). Caracterização Morfométrica de Ovinos Deslanados Cabugi e Morada Nova. Revista Científica De Produção Animal, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42709
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).