Medidas corporais e da carcaça de ovinos suplementados com diferentes níveis de sal forrageiro de faveleira

Autores

  • Rafael Pádua de Araújo UFCG
  • Bonifácio Benicio de Souza UFCG
  • Gabriel Jorge Carneiro de Oliveira UFRB
  • João Vinícius Barbosa Roberto UFCG
  • Nayanne Lopes Batista Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Luanna Figueiredo Batista UFCG
  • Maiza Araújo Cordão UFCG

Resumo

A suplementação é uma importante forma de complementar a alimentação dos animais de produção. Objetivou-se neste trabalho avaliar a inclusão de diferentes níveis de sal forrageiro nas medidas de biometria e morfometria da carcaça de ovinos mestiços Santa Inês x Dorper. Foram utilizados 30 ovinos machos, mestiços, com aproximadamente 150 dias de idade, os quais foram confinados em baias individuais. Foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e seis repetições. Foram alimentados com feno de capim tifton-85 (FCT-85), água e sal forrageiro de favela (Cnidoscolus quercifolius) ad libitum. Após a pesagem final e imediatamente antes do abate dos animais, procedeu-se, com auxílio de uma régua antropométrica e uma fita métrica, as avaliações biométricas dos animais e após o abate, foram mensuradas as medidas externas e internas da carcaça. Não houve diferença estatística (P<0,05) entre os níveis de sal forrageiro nas características de biometria e as medidas morfométricas não foram afetadas estatisticamente com a inclusão do sal forrageiro de favela. Concluiu-se que a inclusão de até 99% do feno de faveleira não alterou as características de biometria e morfometria das carcaça de ovinos mestiços Santa Inês.

DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n1p1-6

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pádua de Araújo, UFCG

Mestre em Zootecnia

Bonifácio Benicio de Souza, UFCG

Professor Associado – UAMV/CSTR/UFCG, Patos - PB.

Gabriel Jorge Carneiro de Oliveira, UFRB

Professor Associado - UFRB/CCAAB

João Vinícius Barbosa Roberto, UFCG

Doutorando em Medicina Veterinária - UAMV/CSTR/UFCG

Nayanne Lopes Batista Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduada em Medicina Veterinária, Mestre em Zootecnia e Doutoranda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua principalmnete nos temas de Bem estar, Ambiência, Bioclimatologia animal e Avaliação de carcaças, com enfoque para as espécies caprina e ovina.

Luanna Figueiredo Batista, UFCG

Discente do curso de Mdicina Veterinária - UAMV/CSTR/UFCG

Maiza Araújo Cordão, UFCG

Doutora em Medicina Veterinária - UFCG, Patos - PB.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Araújo, R. P. de, Souza, B. B. de, Oliveira, G. J. C. de, Roberto, J. V. B., Dantas, N. L. B., Batista, L. F., & Cordão, M. A. (2015). Medidas corporais e da carcaça de ovinos suplementados com diferentes níveis de sal forrageiro de faveleira. Revista Científica De Produção Animal, 17(1), 1–6. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42761

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)