O CURRÍCULO PAULISTA DE GEOGRAFIA: análise das práticas curriculares da sala de aula

Autores

  • Adaliza Meloni UNESP/Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.29301

Resumo

Este artigo objetiva discutir como as orientações presentes no currículo paulista de geografia tem influenciado no desenvolvimento da disciplina na sala de aula. Valendo-se de observações em sala de aula e entrevistas com o professor de geografia pertencente a uma escola e com o professor coordenador do núcleo pedagógico da disciplina de geografia da Diretoria de Ensino de Assis, esta pesquisa buscou identificar qual é a concepção de geografia presente no currículo paulista, de que modo ela é explicitada nos conteúdos, como é percebida pelos professores de geografia e desenvolvida na sala de aula. Foi possível perceber os caminhos percorridos pelos professores na tentativa de desenvolver uma leitura crítica do espaço geográfico na sala de aula e também verificar como os mesmos têm trabalhado com as orientações curriculares no cotidiano escolar que permitam o desenvolvimento de uma abordagem crítica da geografia. A pesquisa indicou que as orientações gerais do currículo paulista de geografia, recebidas pelos docentes, contribuem para o debate acerca da necessidade de desenvolver uma abordagem crítica da geografia na sala de aula. No entanto, sua consolidação na sala de aula depende da boa formação docente, aliada aos subsídios teóricos, livros didáticos, reportagens, livros acadêmicos, além dos cadernos do professor e aluno, para que alunos e professores ao pensar criticamente o espaço geográfico agreguem conhecimentos para todos e às gerações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adaliza Meloni, UNESP/Presidente Prudente

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Univ. Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP- Campus de Presidente Prudente. Professora coordenadora do ensino fundamental na rede de ensino público do estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

17-09-2016

Como Citar

MELONI, A. O CURRÍCULO PAULISTA DE GEOGRAFIA: análise das práticas curriculares da sala de aula. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.29301. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/29301. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)