O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR

Autores

  • Izabel Carvalho da Silva Vieira UNESP/Presidente Prudente
  • Adaliza Meloni UNESP/Presidente Prudente
  • Célia Maria Guimarães UNESP/Presidente Prudente

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância da profissionalidade do professor de Educação Infantil para a construção de um currículo nas unidades educacionais destinadas ao atendimento das crianças de 0 a 5 anos. As orientações presentes em leis apontam para a função de cuidar e educar das crianças atendidas, com a finalidade de propiciar o seu desenvolvimento integral. Apesar da mudança em relação ao reconhecimento do papel do professor de Educação Infantil e a atual ênfase à questão da centralidade do papel do currículo nos estabelecimentos educativos, práticas sem intencionalidade ainda são desenvolvidas no atendimento as crianças desta faixa etária. A formação de grande parte dos docentes que atuam neste nível de ensino ainda desconsidera a especificidade da sua atuação profissional. Assim, para a aquisição de conhecimentos específicos se verifica a necessidade do estágio supervisionado durante a formação inicial, entre outros aspectos, para o desenvolvimento das funções de cuidar e educar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Carvalho da Silva Vieira, UNESP/Presidente Prudente

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Univ. Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP- Campus de Presidente Prudente.

Adaliza Meloni, UNESP/Presidente Prudente

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Univ. Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP- Campus de Presidente Prudente. Professora coordenadora do ensino fundamental na rede de ensino público do estado de São Paulo.

Célia Maria Guimarães, UNESP/Presidente Prudente

Doutora em Educação pela Univ. Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP- Campus de Marília. Professora Assistente do Departamento de Educação na Univ. Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP- Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

13-05-2016

Como Citar

VIEIRA, I. C. da S.; MELONI, A.; GUIMARÃES, C. M. O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2016.v9i1.158172. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua