VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO

narrativas com uma turma de aceleração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53954

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Extensão, Acelera Brasil

Resumo

O presente artigo objetiva discutir alguns pressupostos epistemológicos e pedagógicos que sustentam a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a implementação de uma política pública destinada a estudantes em situação de fracasso escolar. A discussão emerge da imersão de bolsistas de um projeto de pesquisa e extensão em uma turma de aceleração de educação básica do Projeto Acelera Brasil. O entrelaçamento entre o percurso proporcionado por essa experiência, os estudos realizados pelo grupo de pesquisa em torno dos cotidianos escolares e dos currículos neles criados e as narrativas dos bolsistas coloca em suspeição a eficácia e possibilidade de pacotes prontos replicáveis em escala para solucionar a questão do fracasso escolar.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graça Regina Franco da Silva Reis, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Viviane Lontra Teixeira

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marina Santos Nunes de Campos, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, Nilda. Redes Educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão [et al.] (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 1-49.

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo de currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p. 78-10.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

COELHO, Andressa; [et al.]. Entre práticas e narrativas: trabalho e formação docente em um cotidiano escolar de aceleração. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; REIS, Graça Regina Franco da Silva (Org.) Pesquisas com formação de professorxs: rodas de conversa e narrativas de experiências, DP Et Alii: Petrópolis, 2017.

COMERLATTO, Luciani Paz; PERONI, Vera Maria Vidal Parceria público‐privada e a gestão da educação: a proposta heteronoma do programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.

GERALDI, Corinta Maria Crisolia; GERALDI, João Wanderley. A domesticação dos agentes educativos: há alguma luz no fim do túnel. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 37-50, jan./jun. 2012.

HYPOLITO, Alvaro Moreira. [et al.] Reestruturação curricular e autointensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, p.100-112, jul./dez. 2009.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

LIMA, Licínio C. O paradigma da educação contábil: Políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. Revista Brasileira de Educação/ANPED. N º 4. Jan/Fev/Mar/Abr, 1997.

MARTINS, André Silva. Todos Pela Educação: projeto educacional dos empresários para o Brasil século XXI. In: 31ª reunião anual da ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu: ANPED, 2008. p. 1 - 16. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt09-4799-int.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2017.

OLIVEIRA, João Batista Araujo. Correção do fluxo escolar: um balanço do Programa Acelera Brasil (1997-2000). Cadernos de Pesquisa, n.116, p.177-215, jul. 2002.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alli, 2012.

PINAR, William. A equivocada educação do publico nos Estados Unidos, In: GARCIA, Regina Leite e MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (orgs). Currículo na Contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008.

REIS, Graça Regina Franco da Silva. Por uma outra Epistemologia de

Formação: conversas sobre um projeto de formação de professoras no município de Queimados. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

REIS, Graça Regina Franco da Silva.; CAMPOS, Marina Silva Nunes. Ser

professor: embates da profissão docente. In: Reunião Nacional ANPED, 38ª, 2017, São Luís. Anais da 38ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu: ANPED, 2017. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT13_188.pdf. Acesso em: 21 ago. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da razão indolente. Contra o desperdício da razão indolente. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro de 2002, p. 237-280

______. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul ., São Paulo: Cortez 2010.

SKLIAR, Carlos. A questão e a obsessão pelo outro em educação. In: GARCIA, Regina Leite; ZACUR, Edwiges; GIAMBIAGI, Irene. Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. As (im)possibilidades de uma Base Comum Nacional. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3. p. 1512- 1529, out./dez. 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21667>. Acesso em: 12 fev. 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

REIS, G. R. F. da S.; TEIXEIRA, V. L. .; CAMPOS, M. S. N. de. VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO: narrativas com uma turma de aceleração. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 557–572, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53954. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53954. Acesso em: 20 set. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)