CONSTRUÇÕES POLÍTICO-DISCURSIVAS EM TORNO DE UM TODOS PARA/PELA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64400

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Populismo, Todos pela Educação

Resumo

Em uma perspectiva pós-fundacional e pós-estrutural, este artigo visa discutir a construção político-discursiva da organização Todos pela Educação (TPE) como uma identidade coletiva que se coloca como representante de um “todos” no cenário educacional brasileiro. Problematiza-se a ideia de totalidade e representação plena como projetos impossíveis e inalcançáveis no debate político. A principal fonte para a empiria considerada trata do conteúdo disponibilizado pela própria entidade em sua página oficial na internet. As análises são feitas com base em um registro pós-estrutural, com foco na discussão de Ernesto Laclau (2013; 2014) sobre o populismo, em diálogo com autores brasileiros que também pensam as políticas educacionais como práticas discursivas. Observa-se o TPE colocar-se não apenas como “o representante” da chamada sociedade civil organizada, mas reivindicar seu reconhecimento social como autoridade em políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Ana Paula Soares, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosanne Evangelista Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

SOARES, A. P.; DIAS, R. E. CONSTRUÇÕES POLÍTICO-DISCURSIVAS EM TORNO DE UM TODOS PARA/PELA EDUCAÇÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.64400. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64400. Acesso em: 24 abr. 2024.