PANDEMIA ILUSTRADA

criações curriculares a partir da contação de histórias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64553

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto, Ilustração, Contação de histórias digitais

Resumo

A proposta do artigo é localizar as práticas de contação de histórias no âmbito da formação de professores, no contexto do Ensino Remoto realizado por conta da pandemia de Covid-19. Contar histórias, neste contexto, é preservar uma memória coletiva do presente, fazendo-a conversar com as nossas práticas curriculares. Para tanto, trabalharemos com a ideia de hiperescritas de si enquanto modos de produção narrativa e de dramaturgias docentes – entendidas como a arte de contar histórias através dos desenhos didáticos. Para situar essas ideias, traremos duas experiências pautadas na dramatização da pandemia: um exercício de produção imagética e textual realizado com estudantes do curso de Pedagogia da Uerj e a produção de um livro ilustrado que apresenta histórias da pandemia no/com o Ensino Remoto. Nos exemplos citados, a contação de histórias é percebida como gesto didático para a criação de ambiências formativas de escuta e de fabulação (DELEUZE, 2011) de outros possíveis, para a produção de registros narrativos das pessoas comuns (CERTEAU, 2014), atentando para os perigos de uma história única (ADICHIE, 2018) e para as potências de conceber a vida como obra de arte (FOUCAULT, 1994). Todos esses processos levam em conta as especificidades de narrar a vida na Cibercultura em meio às possibilidades da linguagem da hipermídia.

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Biografia do Autor

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da mesma instituição.

Leonardo Nolasco-Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense,  Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor desta última instituição.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

MADDALENA, T. L.; NOLASCO-SILVA, L. . PANDEMIA ILUSTRADA: criações curriculares a partir da contação de histórias digitais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64553. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64553. Acesso em: 28 mar. 2024.