CENAS DOS AFETOS ESCOLARES

cortes e deslocamentos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64677

Palavras-chave:

Currículo, Corpo, Cena

Resumo

Esse ensaio faz dos casos afetivos de escola um convite à conversações curriculares para pensarem o corpo em suas potencialidades e liberdades. Para tanto, trabalha a partir de fabulações do corpo enquadradas por uma câmera fictícia que acompanha os processos de narrativas do corpo dentro da escola. Destarte a premissa de que o corpo é apenas mais uma ferramenta institucional na oposição ao currículo controlador e prescritivo, o ensaio visa subverter as lógicas que fundam as discussões em torno das afetividades corpóreas. Vale-se da discussão sobre a produção heterocentrada de gêneros e sexualidades e propõe indagar como que cada produção afetiva é sempre um arranjo momentâneo e provisório. Por fim, expressam a potência das políticas miúdas e que afirmam vidas na diferença por cenas de redes de amizade que alteraram as paisagens de algumas escolas, que indagam as possibilidades do existir corpóreo.

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Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorando na mesma instituição e Professor da Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES.

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Itapina. 

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e  Professor da mesma instituição.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

ROSEIRO, S. Z.; GONÇALVES, N. T. L. P.; RODRIGUES, A. CENAS DOS AFETOS ESCOLARES: cortes e deslocamentos curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–9, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64677. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64677. Acesso em: 28 mar. 2024.