ONDE ESTÁ A GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO?

a disciplina no currículo da rede estadual de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Currículo Base do Território Catarinense, Ciência geográfica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear a presença da Geografia no currículo do Novo Ensino Médio (NEM) da Rede Estadual de Santa Catarina. Discutiu-se a característica simplista de resolução dos problemas que o NEM traz, assim como a importância da Geografia para a formação dos estudantes e as implicações que o novo modelo tem para os professores. Foram feitas análises documentais dos cadernos do Currículo Base do Território Catarinense e do Plano de Implementação do NEM. Percebeu-se uma diminuição da carga horária da disciplina, mesmo que o número de objetos do conhecimento e habilidades relacionadas a ela seja elevado. Destacou-se as trilhas de aprofundamento e os Componentes Curriculares Eletivos que compreendem a Geografia, verificando que muitas temáticas são deixadas de fora. Conclui-se que o NEM em Santa Catarina leva os professores a uma maior desprofissionalização, precarização e à uma diminuição dos conteúdos capazes de tensionar uma transformação na sociedade.

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Biografia do Autor

Mateus Testoni Carvalho, Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Mestrando em Educação pelo Instituto Federal Catarinense. Docente na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Marilane Maria Wolff Paim, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

08-10-2024

Como Citar

CARVALHO, M. T.; PAIM, M. M. W. . ONDE ESTÁ A GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO? : a disciplina no currículo da rede estadual de Santa Catarina. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68374, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68374. Acesso em: 18 nov. 2024.

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