CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

orientações prescritivas em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i3.71255

Palavras-chave:

Educational Curriculum, Political-Pedagogical Project, Prescriptive Frameworks

Resumo

Políticas educacionais recentes têm relacionado o conceito de currículo às significações de documento formal, cuja estruturação alude à organização de experiências e realidades socioculturais comuns. Diante de tais considerações, o presente artigo tem por objetivo evidenciar orientações prescritivas de elaboração/revisão de Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) alinhados à Base Nacional Comum Curricular em um município do agreste paraibano entre os anos de 2022 e 2023. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório desenvolvido sob o contexto de implementação e alinhamento dos currículos escolares às propostas curriculares nacional e estadual, cujos dados aqui analisados se materializam sob quatro projetos de ensino bimestrais, um guia de orientações para revisão dos Projetos Pedagógicos à luz dos novos currículos e um formulário para levantamento prévio de informações das unidades de ensino. Os resultados apontam para um currículo histórico-situado, cujas orientações pedagógicas/de ensino se amalgamam as estratégias de elaboração dos PPPs escolares, bem como se fundamentam em prescrições normativas/oficiais preestabelecidas.

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Biografia do Autor

Evany da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande e professora efetiva no município de Gado Bravo, PB.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

GONÇALVES, Evany da Silva; ARAÚJO, Denise Lino de. CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: orientações prescritivas em foco. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e71255, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i3.71255. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71255. Acesso em: 12 nov. 2025.