CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
orientações prescritivas em foco
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v18i3.71255Palavras-chave:
Educational Curriculum, Political-Pedagogical Project, Prescriptive FrameworksResumo
Políticas educacionais recentes têm relacionado o conceito de currículo às significações de documento formal, cuja estruturação alude à organização de experiências e realidades socioculturais comuns. Diante de tais considerações, o presente artigo tem por objetivo evidenciar orientações prescritivas de elaboração/revisão de Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) alinhados à Base Nacional Comum Curricular em um município do agreste paraibano entre os anos de 2022 e 2023. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório desenvolvido sob o contexto de implementação e alinhamento dos currículos escolares às propostas curriculares nacional e estadual, cujos dados aqui analisados se materializam sob quatro projetos de ensino bimestrais, um guia de orientações para revisão dos Projetos Pedagógicos à luz dos novos currículos e um formulário para levantamento prévio de informações das unidades de ensino. Os resultados apontam para um currículo histórico-situado, cujas orientações pedagógicas/de ensino se amalgamam as estratégias de elaboração dos PPPs escolares, bem como se fundamentam em prescrições normativas/oficiais preestabelecidas.
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