“TU É MENINO, TU VAI BRINCAR DE BONECA, É?!” RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Francisca Jocineide da Costa e Silva
  • Adenilda B. Alves de Morais
  • Karina Ingredy Leite da Silva
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i2.25808

Resumo

Apresentam-se alguns achados de um estudo realizado em um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa-PB. Objetivou-se verificar a existência ou não de uma política e prática de educação não sexista e equidade de gênero na instituição. Realizaram-se em 2013 entrevistas com a gestora e duas docentes do CREI a fim de conhecer suas concepções acerca das relações de gênero e suas práticas curriculares e pedagógicas, cruzando com observações realizadas na sala de aula. As análises das entrevistas apontam a ausência de conhecimento teórico sobre a problemática e, consequentemente, sobre a importância de uma política curricular comprometida com sua superação. Indicam contradições e ambiguidades na prática docente, constatadas nas observações: elas demonstram conhecimento da necessidade de tal política e prática, porém, na ação ainda separam e discriminam as crianças por sexo e gênero.

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Publicado

05-10-2015

Como Citar

DA COSTA E SILVA, F. J.; DE MORAIS, A. B. A.; LEITE DA SILVA, K. I.; DE CARVALHO, M. E. P. “TU É MENINO, TU VAI BRINCAR DE BONECA, É?!” RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v8i2.25808. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n2.%20232243. Acesso em: 24 abr. 2024.